Bacabal ganha nova sede da Agerp e mercado da agricultura familiar

Compartilhe esta postagem:

Nesta terça-feira (13), aconteceu a reinauguração da sede do Escritório Regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e a ianuguração do Mercado Raimundo Nonato Silva para venda de produtos da agricultura familiar. Com a presença de autoridades e produtores da região, o evento inaugurou uma nova fase na vida de centenas de agricultores familiares.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, ressaltou a importância do novo espaço da agência. “Oferecer um espaço como esse favorece o trabalho dos técnicos da Agerp, inclusive a sua atuação nas comunidades, o que é fundamental para o desenvolvimento da região”, disse a secretária.

Em relação ao mercado inaugurado, elogiou a estrutura e a homenagem feita a Raimundo Nonato Silva, o precursor do movimento dos agricultores rurais na conquista pela terra. “Uma bela homenagem àquele que ao longo de sua vida lutou pela terra, para garantir um pedaço de chão para o agricultor plantar. Hoje nós estamos aqui inaugurando um espaço digno, com seu nome, para o produtor expor seu trabalho”, ressaltou.

Jorge Fortes, presidente da Agerp, destacou a importância da nova sede para os técnicos do órgão melhor desenvolverem suas atividades e receberem os agricultores que buscam assistência técnica para suas comunidades. Afirmou que a inauguração do mercado é fato inédito no Maranhão e resultado do empenho do órgão e de lideranças.

“Hoje nós entregamos um local aonde será desempenhado um papel fundamental no processo de produção, que é a possibilidade de comercialização, e assim fechamos a cadeia produtiva com sucesso, pois com o mercado o agricultor poderá comercializar seu produto diretamente para o consumidor e num lugar confortável e bem localizado. O que acontece hoje será espelho para outros municípios e até outros estados que tem interesse e reconhecem o valor da agricultura familiar”, frisou Fortes.

O senador João Alberto destacou o empenho do gestor de Bacabal, Manoel Viana, para a realização das obras e a importância da inauguração de um espaço que livra os agricultores familiares dos atravessadores na comercialização da produção. “Hoje o agricultor pode dizer que tem o seu próprio mercado para vender produtos frescos, bons e baratos, direto de casa para a população, o que é bom para todos”.

A quilombola Geusa Souza, que representou as comunidades diretamente beneficiadas com a inauguração do mercado, agradeceu os projetos levados pela Agerp e aos técnicos sempre presentes em Catucaia, localidade em que reside. “A equipe da Agerp está sempre na nossa casa, não tem dia nem hora para nos atender, com a ajuda dela nós elevamos nossa renda, podemos dizer que somos independentes e vivemos do nosso trabalho”, disse a agricultora.

O mercado, localizado na Travessa Capitão Assenço, centro de Bacabal, possui 18 boxes distribuídos para 18 comunidades e que trabalharão, entre elas, em sistema de rodízio, oferecendo frutas, legumes, hortaliças, grãos e verduras a preço bem menor que o oferecido em outros locais.

“Esse saco de coco babaçu custa R$ 1,00 aqui, se a dona de casa fosse comprar de um atravessador pagaria pelo menos R$ 3,00. Aqui nós garantimos preço baixo e produtos sempre frescos, pois trazemos direto de casa”, salientou a agricultora familiar Francisca da Silva.

Ao final, foram sorteadas dezenas de brindes para os agricultores familiares dos municípios presentes. Também participaram da inauguração o secretário de Estado de Turismo do Estado, Jura Filho; a vice-prefeita de Bacabal, Taugi Lago; prefeitos da região; secretários municipais de agricultura; e representantes da Ufma e Banco do Nordeste do Brasil.
________________
 
Referência: Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!