Lista das melhores universidades do mundo em 2011

Compartilhe esta postagem:

Foi divulgado nesta segunda-feira (5) o rankink 2011 das melhores universidades do mundo, o QS World University Rankings, organizado pela QS Quacquarelli Symonds, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A Universidade de São Paulo subiu 84 posições e aparece em 169º lugar entre as melhores universidades do mundo. Além da USP, outras duas universidades brasileiras aparecem no ranking das 400 melhores, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 235º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 381ª posição.

A USP obteve o melhor desempenho no ranking. Avaliada desde 2007, a universidade aparecia em 253º lugar no ano passado. A Unicamp subiu 57 posições, passando do 292º lugar para o 235º. A UFRJ repetiu a colocação obtida em 2010.

O ranking considera o desempenho acadêmico da universidade nas áreas de artes e humanidades, ciências naturais, engenharia e tecnologia da informação, ciências sociais e ciências da vida. Segundo a QS, a avaliação de cada instituição tem 40% de peso na pesquisa acadêmica, 10% na pesquisa empregador, 20% no desempenho dos estudantes, 20% nas citações ao corpo docente, 5% de presença de corpo docente internacional e mais 5% de estudantes internacionais.

“As classificações são sempre dinâmicas e dependentes do desempenho de outras universidades, portanto, não podemos atribuir diretamente um aumento ou queda de causas individuais”, afirma a organização. “No entanto, USP e Unicamp tiveram pontuação alta (no top 200) nos itens reputação acadêmica e reputação como empregador, o que mostra que estas instituições estão se tornando mais conhecidas entre os acadêmicos e os empregadores internacionais”, acrescentou a QS.

RANKING QS DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO EM 2011

1º) Universidade de Cambridge – Reino Unido
2º) Universidade Harvard – EUA
3º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – EUA
4º) Universidade Yale – EUA
5º) Universidade de Oxford – Reino Unido
6º) Imperial College de Londres – Reino Unido
7º) Universidade College de Londres – Reino Unido
8º) Universidade de Chicago – EUA
9º) Universidade da Pensilvânia – EUA
10º) Universidade Columbia – EUA
169º) Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
235º) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
381º) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA COMPLETA.

UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE É A MELHOR DO MUNDO

Entre as instituições “top” do mundo, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, aparece pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar. O “bicampeonato” confirma a evolução de Cambridge, que aparecia em terceiro lugar em 2008, segundo em 2009 e primeiro em 2010 e 2011. A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que durante muitos anos liderou o ranking, aparece novamente na segunda posição.

Em terceiro lugar está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também norte-americano. A seguir aparecem Universidade Yale (EUA), Universidade de Oxford, Imperial College de Londres e Universidade College de Londres (todas do Reino Unido).

Entre as instituições de nações emergentes, destaque para a Universidade de Hong Kong (22º lugar), Universidade Nacional de Cingapura (28º), e a Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul (42º lugar).

Brasil precisa de mais intercâmbio, dizem organizadores
Para os organizadores do ranking, para o Brasil também obter uma boa colocação como estas, as universidades nacionais devem desenvolver laços mais fortes com universidades de ponta, com programas de intercâmbio e colaboração de pesquisa.

A QS cita como exemplos a Universidade de Ciências e Tecnologia de Hong Konk (40º lugar), a Universidade Tecnologica de Nayang, de Cingapura (58º), e as sul-coreanas Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (90º) e Universidade de Ciência e Tecnlogia de Pohang (98º) como exemplos de universidades que se beneficiaram de programas de internacionalização progressiva e levantaram seus padrões acadêmicos, sua produção científica e seu reconhecimento internacional.

OUTRO RANKINGS

Em agosto, a Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong), que lista anualmente as 500 melhores do mundo, divulgou o Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, na tradução em chinês (ARWU). A USP foi a melhor colocada ficando entre a 101ª e 150ª melhores universidades do mundo. O ranking não dá uma colocação exata da USP. A Unicamp ficou entre as 201 e 300 melhores; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a UFRJ e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), apareceram entre as 301 e 400 melhores; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ficaram entre as 401 e 500 melhores.

O ranking chinês tem Harvard em primeiro lugar, seguido por Stanford e MIT, todas universidades norte-americanas.

Já o ranking THE (Times Higher Education) considera apenas as cem melhores do mundo. Nenhuma universidade brasileira aparece na lista.
________________
Referência: Portal G1.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!