Erros mais comuns em entrevistas de emprego: conheça-os e livre-se deles

Compartilhe esta postagem:

Encarar um processo de seleção sem ter a mínima ideia sobre a empresa em questão é quase um pecado mortal, certo? Mas, segundo 40% dos headhunters consultados em um estudo recente, esse é um dos principais erros dos candidatos a uma oportunidade profissional.

Há quem cometa tantas gafes que colocam tudo a perder na entrevista de emprego. Mas em linhas gerais, a falta de preparo é, segundo 44% dos recrutadores consultados, a principal causa para os escorregões na entrevista de emprego.

E isso é perceptível até quando o candidato precisa conversar sobre suas habilidades e experiências. De acordo com 20% dos headhunters, boa parte dos candidatos chegam na sala de entrevistas sem ter condições fluentes para mostrar-se interessante.

Confira uma lista com os seiss erros mais comuns e como evitá-los:

1 – Não saber nada sobre a empresa

Erro comum. Mas que com apenas uma boa pesquisa no Google pode ser resolvido. A dica é simples, entre no site da empresa e vasculhe-o. Se a empresa é estrangeira, vale ler o review feito por outros funcionários no site Glassdoor. Mas, cuidado, jamais use esses detalhes para colocar o recrutador na parede.

2 – Não estar preparado para falar sobre você mesmo

Antes da entrevista, faça um check-up da sua carreira. Defina seus pontos fortes. Liste todos suas conquistas profissionais. Escolha fatos consistentes para elaborar sua marca pessoal. E esteja preparado para vendê-los – de uma maneira honesta e objetiva.

3 – Não ter perspectivas

Mas para além da falta do exato conhecimento de si mesmo, 14% dos recrutadores afirmam que boa parte dos candidatos também chegam despreparados para discutir seus planos e objetivos de carreira. Sabe aquela famosa pergunta: “Como você se vê nos próximos cinco anos?”. Então.

Aqui, a dica é tomar coragem e planejar tendo em vista quem você é, evidentemente. Se os projetos não estão totalmente claros na sua mente, não é necessário ser extremamente preciso nesse momento.

4 – Olhar para o chão

Do total de recrutadores participantes, 10% afirmaram que muitos candidatos fazem pouco contato visual na entrevista. Algo compreensível, já que a mistura de ansiedade e timidez ganha níveis hiperbólicos nesse contexto. A dica dos especialistas soa até conselho de avó, mas é válida: na vergonha de mirar os olhos do recrutador, encare as sobrancelhas dele.

5 – Chegar atrasado

Perder a hora é erro comum, segundo 9% dos headhunters da pesquisa. Conselho: preveja todos os imprevistos possíveis e organize-se para chegar ao local da entrevista com, pelo menos, meia hora de antecedência.

6 – Pouco interesse

Não mostrar empolgação com a vaga também é erro na visão de 9% dos recrutadores. Como demonstrar interesse de uma maneira adequada? Fazendo perguntas inteligentes para o recrutador.
________________
Referência: Info.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!