FBI investiga ataque contra Gmail por hackers chineses

Compartilhe esta postagem:

O FBI, polícia federal americana, abriu uma investigação para apurar o ataque contra diversas contas de e-mail do Google supostamente realizado por hackers chineses, confirmou na quinta-feira (2) Jay Carney, porta-voz da Casa Branca.

Carney negou que contas de e-mail de funcionários do governo dos Estados Unidos tenham sido hackeadas. “Não temos razões para crer que e-mails de funcionários americanos tenham sido violadas”. Carney, no entanto, evitou responder perguntas sobre o envolvimento da China no ataque.

O porta-voz ainda ressaltou que o presidente americano, Barack Obama, está “a par da acusação do Google” e que recebe “atualizações regulares” sobre o tema. “As ameaças às infraestruturas de informação e comunicação são um sério desafio econômico e de segurança para os EUA e seus aliados. Por isso, o presidente fez da segurança digital uma de seus principais prioridades”, acrescentou.

Autoridades norte-americanas disseram que funcionários do governo foram instruídos a não usar contas privadas para discutir assuntos confidenciais. No entanto, o governo dos EUA confirmou que irá checar se contas privadas de autoridades foram atingidas.

As declarações de Carney foram divulgadas pouco depois de a secretária de Estado, Hillary Clinton, qualificar as acusações do Google à China como muito sérias. “Esperamos que o governo chinês dê uma explicação”, disse Clinton, em comunicado.

O Google revelou na quarta-feira (1) que hackers desconhecidos, aparentemente vindos da região central da China, tentaram invadir contas de centenas de usuários do seu sistema de e-mails, incluindo de autoridades importantes do governo norte-americano, ativistas chineses e jornalistas.

Em Pequim, Hong Lei, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, negou as acusações que classificou de inaceitáveis e infundadas. “Os ataques são um problema internacional do qual a China também é vítima. As acusações dos supostos ataques são totalmente infundadas e têm motivos ocultos”, manifestou Hong.
________________
Referência: informações do Portal G1 e agências internacionais EFE e Reuters.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!