Conheça as inovações tecnológicas da feira CeBIT 2011

Compartilhe esta postagem:

A CeBIT 2011 terminou neste sábado (5) em Hanover, na Alemanha. O foco principal dessa feira é tecnologia da informação (TI). Nesta edição, a feira apresentou muitos PCs e eletrônicos de consumo (inclusive os tablets, ainda que ofuscados pelo novo iPad 2).

Confira quatro inovações incríveis da edição 2011 da maior feira de TI:

1) Controle seu PC com os olhos
A tecnologia da Tobii, desenvolvida em parceria com a chinesa Lenovo, permite controlar o notebook com o olhar, graças a sensores instalados na máquina.

Segundo a Tobii, foram produzidas 20 máquinas para testes. O controle visual serve para comandar a interação com o computador – diz a Tobii que é mais eficiente desse modo. Com rastreamento dos olhos, basta piscar para um ícone para apresentar mais informações, dar zoom em mapas e centralizar a área principal, ajustar o brilho da tela e até mesmo abrir janelas e navegar entre e-mails e documentos.

As máquinas com controle visual não têm previsão de lançamento.

2) A supertela touch
O pessoal da 3M lançou a tela multitoque de 32 polegadas capaz de receber 10 toques simultâneos (ou cinco ou mais pessoas ao mesmo tempo).

A fabricante diz que a tela LCD, modelo Multi-Touch Display C3266PW, tem alta definição (1080p) e é indicada para usos como mesa ou parede interativa, sendo compatível com aplicativos desenvolvidos para Windows e Linux. O monitor multitoque tem tempo de resposta de 12 milissegundos, com ângulo de visualização de 178 graus (permitindo enxergar de diversos ângulos sem perder a qualidade).

Segundo a 3M Touch, a tela vem com mais de 6 mil pontos de sensibilidade para permitir o multitoque. A fabricante começa a vender o produto ainda neste trimestre, sem preço divulgado.

3) Um tablet para empresas
A Fujtsu anunciou um tablet com “os mais avançados recursos de segurança” em Hanover. O Sylistic Q550 é um Tablet PC movido a Windows 7, com tela de 10,1 polegadas, conectividade Wi-Fi, Bluetooth e 3G (opcional), leitor de impressões digitais e é operado via caneta ou pelo dedo do usuário.

A Fujitsu diz que o preço sugerido do tablet é de 699 euros, com o Q550 chegando ao mercado mundial a partir de abril.

4) O PC de papelão
A fabricante de hardware Asus demonstrou uma solução interessante para suas placas-mãe em formato reduzido (mini-ITX): em vez de o consumidor jogar a embalagem do produto no lixo (ou mandar para reciclagem), por que não usar a caixa como gabinete do próprio PC?

Com aberturas para ventilação e encaixe para a placa, com espaço para os demais componentes, o “chassi de papel da Asus” dura por até um ano, segundo a fabricante.
________________
Referência: Terra Tecnologia.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!