Psicologia escolar: antiguidade Vs atualidade

Compartilhe esta postagem:

As cenas descritas a seguir, mostram o comportamento da sociedade, no que diz respeito à educação dos filhos, fazendo uma diferenciação do modelo antigo com o atual. Apesar de ser divertido, é a mais pura realidade. Confira:

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
Antigamente: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e ele volta à classe.
Atualmente: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Ele se transforma num zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

Cenário 2: Luís quebra o farol de um carro no seu bairro.
Antigamente: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras “lapadas” no traseiroe costas… A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova “cagada”, cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
Atualmente: Prendem o pai de Luís por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luís se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 3: José, cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria o encontra chorando e o abraça para confortá-lo.
Antigamente: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.
Atualmente: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.
Nota: Na verdade antes disso ela liga 192 para pedir uma ambulância. Depois de tomar uma bronca do regulador é que vai abraçar o moleque, reclamando que a merda do SAMU não serve para nada, que não sabe para onde vai o dinheiro dos impostos e dizendo que vai fazer um BO por omissão de socorro.

Cenário 4: Disciplina escolar
Antigamente: Fazíamos bagunça na classe… O professor nos dava umas boas “mijada” e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.
Atualmente: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo. Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5: Fim das férias.
Antigamente: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.
Atualmente: Depois de voltar de Cancún, numa viajem ‘all inclusive’, terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, ataque e seborreia…
________________
Autor desconhecido.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!