Japão terá rede 4G com conexão de 1 Gbps

Compartilhe esta postagem:

A maior empresa de telecomunicações do Japão anunciou um novo tipo de rede móvel capaz de trafegar dados a velocidades de até 1 Gbps.

De acordo com comunicado da telecom NTT DoCoMo, a nova rede 4G é uma evolução das redes LTE (Long Term Evolution) chamada de “LTE Advanced”. A companhia afirma que, em testes de laboratório, notebooks com modem específico conseguiram fazer download a velocidades de 1 Gbps. Já os testes de upload ficaram em 200 Mbps.

A empresa decidiu revelar seus testes com o LTE Advanced depois que recebeu permissão das autoridades locais para instalar antenas nos arredores de Tóquio e testar a “super rede móvel” com consumidores comuns. A estimativa da companhia é investir US$ 1,2 bilhão até outubro na construção de uma rede LTE Advanced que cubra parte da capital japonesa e as cidades de Yokosuka e Sagamihara.

Atualmente, a própria NTT DoCoMo comercializa pacotes de 37 Mbps em suas redes LTE de primeira geração. Se os testes forem bem sucedidos, é provável que o LTE Advanced ganhe espaço não só no mercado japonês, mas também em outras regiões que usam o LTE de primeira geração ou ainda a tecnologia HSPA, muito popular nos Estados Unidos e também nos serviços de 3G comercializados no Brasil.

A própria NTT DoCoMo, no entanto, foi cautelosa no anúncio ao dizer que nos testes de laboratório feitos até hoje a tecnologia só apresentou bom desempenho quando acessada por, no máximo, 5 mil usuários simultâneos.

O desafio da empresa agora é repetir as altas velocidades com grande volume de dispositivos conectados.
________________
Referência: Info.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!