Google é condenado a indenizar vítima de perfil falso no Orkut

Compartilhe esta postagem:

A Google foi condenada a pagar indenização de R$ 7 mil por dano moral a um usuário que teve um perfil falso criado no Orkut. A condenação foi mantida por unanimidade pelos integrantes da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O Tribunal de Justiça, em nota divulgada nesta segunda-feira 93), relata que o usuário entrou com um pedido de indenização por danos causados ao seu nome e imagem no Orkut. Ele afirmou que teve seu nome incluído na comunidade “Prendam os ladrões da UNICRUZ”, indicando que o usuário pertencia a uma quadrilha acusada de estelionato e lavagem de dinheiro.

O autor da ação ainda disse que a comunidade publicou fotos dele algemado e identificado. Segundo o usuário, ele pediu ao Google que as contas fossem retiradas do ar, mas a empresa não atendeu a sua solicitação.

A empresa Google contestou a ação alegando que não exerce controle preventivo ou monitoramento sobre o conteúdo dos perfis. A empresa teria ainda afirmado que a responsabilidade é do usuário, sendo a rede social apenas provedora do serviço de hospedagem.

RECOMENDE O SITE PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!