Campeões do Rally Piocerá 2011

Compartilhe esta postagem:

Foi um sucesso, mais uma vez! Em sua 24ª edição, o Rally Piocerá reuniu uma caravana de quase mil pessoas. O rally saiu de Teresina, capital do Piauí, no dia 25 de janeiro, e teve como percurso a Rota das Emoções: Lençóis-Delta-Jericoacoara, e Circuito Serras Nordeste. Mais de quatrocentos competidores estiveram por quatro dias vivendo de total adrenalina. O resultado foi divulgado pela organização neste sábado (29), e a hegemonia entre os campeões foram dos estados de Minas Gerais e Piauí, que levaram ao lugar mais alto do pódio três campeões cada. Também foram campeões pilotos do Ceará, Pará e Rio de Janeiro.

CLIQUE PARA ACESSAR DIRETO A LISTA DE CAMPEÕES DO RALLY PIOCERÁ 2011

IMAGEM - Rally Piocerá 2011

A cada dia percorrido, os pilotos da modalidade moto encontraram variados tipos de terrenos, desde areia e dunas na região dos Lençóis Maranhenses, serra, na região de Viçosa, no Ceará. Em cada depoimento, uma certeza: este foi um dos rallys mais técnicos dos 24 anos do evento. Técnica, exaustão, cansaço, erros de navegação, uma prova para quem realmente se preparou e ama o enduro de regularidade.

A cada PC (Ponto de Controle marcado para registrar as passagens de cada competidor no satélite) zerado, era uma festa, uma superação de si próprio. E ao chegarem nas cidades de pernoite, os competidores eram recebidos pela população, que ainda ganhava com show de manobras radicais sobre motos da equipe de Força e Ação.

O dia mais difícil para os competidores da categoria motos foi, sem dúvida, o primeiro, entre Teresina-Barreirinhas, no dia 25. Além de valer pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, a prova teve quase 10 horas de duração, exigindo força nos punhos para enfrentar tanto areal e principalmente os limites físicos e emocionais.

Na categoria considerada elite, a Master, deu mesmo o mineiro Dário Júlio, atual campeão brasileiro de enduro e piloto oficial da Honda. Em segundo, uma outra fera, o capixaba Sandro Hoffmann, que também já abocanhou vários títulos nacionais e também é hexacampeão do Piocerá/Cerapió. O catarinense Guilherme Cascaes, que vai brigar agora pelo título do Brasileiro, ficou na 3ª colocação. E o piauiense que chegou a assustar os líderes, Wesley Macedo, o Alemão, é o 4º melhor na categoria. “Ganhar mais um Piocerá sempre é importante, por ser o primeiro campeonato do ano, por estar começando tudo outra vez. A gente começa a reconhecer os adversários novamente. Ganhar o Piocerá é começar a temporada com o pé direito”, disse Dário que o ano passado perdeu o título para o cearence Helâindo Onofre, apenas o 10º colocado este ano.”

Na categoria Sênior, o campeão é o mineiro Henrique Castro. Na Executivo, o cearense Paulo Cabral confirmou o favoritismo e faturou o bicampeonato na categoria, já que é o campeão do Cerapió 2010. Na Over-40, venceu Alexandre Tommaso, do Rio de Janeiro. Na Over-50, deu o também mineiro Amilar Rodrigues. Na Júnior, o paraense bem-humorado Wagner Oliveira. Os piauienses venceram ainda na Novato, com Jonathan Pascoal da Silva; na Duplas, com João Guilherme de Sousa e Francisco Brito e na Moto Rally, prova que segue a trilha dos carros, com Peter Ferreira.

IMAGEM - Rally Piocerá 2011

Nos carros 4×4, os campeões da Graduado foram Wander de Almeida Filho e Wagner Antônio de Paula, de Minas Gerais. Na Turismo, vitória para Givaldo de Souza Carvalho e Jorge José da Costa Santana – pernambucanos, seguidos da dupla Itamar Bukvar e Célia Bukvar, que vieram de São Paulo. O amor pelo esporte, que une o casal, levou com que suas duas filhas também se integrassem nesse esporte, já que correm no rally Mitsubishi. Na expedição, liderança dos baianos. O primeiro lugar ficou com Ademir Ruella e João Muniz Ruella. Na categoria Turismo Givaldo Carvalho e Jorge Santana levaram o título de campeões.

No quadriciclo graduado não deu outra, vitória do cearense Arnoldo Silveira Júnior. Mais um troféu para a galeria desse cearense que já correu outras edições do Piocerá e em categorias diferentes: “Estou numa felicidade só. Já participei do Piocerá outras vezes, já levei títulos nas categorias moto e carro. Agora fecho quadriciclo graduado”. O apoio da família e em especial do filho de 5 meses, Bruno Carvalho, motivou o piauiense Audir Lages de Carvalho Neto, que levou o primeiro lugar na categoria quadriciclo novato.

AÇÃO SOCIAL

O Rally Piocerá sempre realiza ações sociais em suas edições. Este ano os competidores deram uma cesta básica que foi doada ao Lar da Esperança, entidade sem fins lucrativos que auxilia e abriga portadores do vírus HIV. Mais de uma tonelada foi destinada à entidade que sobrevive de doações. Além disso, a direção do rally, como forma de agradecimento ao apoio dado à logística do evento, doou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Unidade de Jericoacoara, um quadriciclo zero quilômetro para fiscalizações dos técnicos no parque.

PROVAS DE BIKE

A prova de Bike reuniu as categorias Dupla, Feminino, Over 50, Over 40, Sub 40 e Sub 30 em um total de 68 competidores que percorreram uma prova com cerca de 350 km. O biker José Ivanildo, levou a melhor na categoria Sub 40, e obteve o melhor resultado geral da prova, totalizando 9h26min30seg nas quatro etapas. “O Piocerá 2011 foi lindo, é difícil definir essa emoção com palavras, só sei sentir. É sempre um prazer participar deste evento tão grandioso, e saímos daqui todos campeões, não apenas eu, mas todos os atletas”, disse Iva, como é conhecido pelos amigos. Ele veio com a equipe Moda Cup, de Santa Cruz do Capibaribe – PE.

IMAGEM - Rally Piocerá 2011

Quem também veio com a Moda Cup e se deu bem na competição, foi Renata Rodrigues, que levou a melhor entre as mulheres. “A prova foi muito difícil, não só para mim, mas para todos. Mas foi muito gratificante, pois é sempre bom estar testando a resistência”, falou a biker, que por sinal é esposa de José Ivanildo, que declarou que a alegria foi dobrada. “Eu e minha esposa saímos vitoriosos daqui, então é alegria dupla”, disse Iva.

Francisco de Oliveira e Bruno Coutinho foram os grandes vencedores da categoria Dupla, é a primeira vez que os dois correm juntos, parceria que deu certo. “A escolha do parceiro é fundamental para se obter êxito. E nós treinamos duro para vir ao Piocerá”, falou Francisco, que contou ainda a estratégia usada para subir no lugar mais alto do pódio. “Como faz muito tempo que corro no Piocerá/Cerapió – 10 anos – então já tenho noção de como são as trilhas. Montei uma estratégia de não ganhar no segundo dia e correr duro nos dois últimos”, revelou.

CONFIRA OS CAMPEÕES EM TODAS AS CATEGORIAS DA 24ª EDIÇÃO DO RALLY PIOCERÁ 2011

• MOTOS

CATEGORIA MASTER
1º – Dário Júlio – MG
2º – Sandro Hoffmann – ES
3º – Guilherme Cascaes – SC
4º – Wesley Antunes de Macedo – PI
5º – Rodrigo Barbosa de Oliveira – RJ

CATEGORIA SENIOR
1º – Henrique Ribeiro de Castro – MG
2º – Albert Miura Campelo – PI
3º – Hajime Yokoyama – RJ
4º – Henrique Reis Costa – RJ
5º – Nilson José Alves – SP

CATEGORIA EXECUTIVO
1º – Paulo Picacio Barroso Cabral – PR
2º – Marcelo Teodoro de Oliveira – MG
3º – Marcelo Carnielo de Souza – GO
4º – Fábio Arantes Reche – SP
5º – Thiago Furquim Folegatti – SP

CATEGORIA OVER-40
1º – José Alexandre Tommaso – RJ
2º – Ricardo Medeiros Costa Júnior – MA
3º – Pericles Cesar Lopes Dutra – PR
4º – Noé de Oliveira – MG
5º – Alexandre Caravana Guelman – RJ

CATEGORIA OVER-50
1º – Amilar José Rodrigues – MG
2º – Wilmar Possamai – SC
3º – José Antonio Fernandes – MG
4º – José Wilame Vitoriano Matias – DF
5º – Alfredo de Miranda Filho – CE

CATEGORIA JUNIOR
1º – Wagner Sousa de Oliveira – PA
2º – Márcio Kleber Caetano Lagares – PA
3º – Fabiano Alves Tavares – GO
4º – Marcelo de Sousa Filho – PI
5º – Jean Paulo Della Torre – TO

CATEGORIA NOVATO
1º – Jonathan Pascoal da Silva – PI
2º – Mário Fortes Rodrigues – PI
3º – Dalmar de Castro Rodrigues – ES
4º – Bruno Leonel Mattos – BA
5º – Leonardo Rodrigues Costa – PA

CATEGORIA MOTO DUPLAS
1º – João Guilherme de Sousa / Francisco da Silva Brito – PI
2º – Ramisses Rodrigues / Ramisses Junior Rodrigues – MG
3º – Omar Barroso Maia Júnior / Antonio José Ribeiro Barbosa – MA
4º – Eduardo Henrique de Assis/ Elias – GO
5º – Moacir Baez/ Leildo – SP

CATEGORIA MOTO RALLY
1º – Peter Ferreira – PI
2º – Kássio Machado Barros – PB
3º – Flávio Dagoberto Silva Câmara – PE
4º – André Luis Barbosa Furtado – PA
5º – Homero Marcos Sampaio – PE CARROS 4×4

• CARROS

CATEGORIA GRADUADO
1º – Wander de Almeida Filho/Wagner Antônio de Paula – MG
2º – Alcedir Nunes de Souza/Bráulio Ferreira da Silva – MG
3º – Maycon Gomes Soares/Daniel Rocha Rodrigues – PI
4º – Braz Cesconetto/Nefheton Giombelli Mesquita – MT
5º – Wander Rocha Cortes/Matheus Teixeira Mazzei Leite – MG

CATEGORIA TURISMO
1º – Givaldo de Souza Carvalho/Jorge José da Costa Santana – PE
2º – Itamar David Bukvar/Celia Aldins Bukvar – SP
3º – Renato da Motta Guimarães/Rodrigo Cardoso – BA
4º – Kenni Roberto Henke/Vitor Yoshizume Closs Luis Magalhães – BA
5º – Bruno de Siqueira Moreira/Viviane de Oliveira Schneider – MG

CATEGORIA EXPEDIÇÃO
1º – Ademir Ruella – BA
2º – Fabio Ruediger/André Venson Luís – BA
3º – Alessandro Chaves Wariss/Brunno Sanchez Carvalho – PA
4º – Fidelcino Florencio Andrade/Doroteu L.F. Andrade Souza – PE
5º – Oscar Marinho/Gerana de Oliveira – RJ

• QUADRICICLO

CATEGORIA GRADUADO
1º – Arnoldo Silveira Júnior – CE
2º – Heronaldo Marinho Segundo – PB
3º – Eanes Castelo Branco Torres – PI
4º – Leonardo Vieira Franco –MG
5º – Francinei Souza Costa – CE

CATEGORIA NOVATO
1º – Audir Lages de Carvalho Neto – PI
2º – Gustavo Castelo Branco Torres – PI
3º – Luiz Tarquinio Pereira Cruz – MA
4º – Kamilo Cavalcante – CE
5º – Antônio Matos de Pinho Júnior – MA

• BIKE

CATEGORIA DUPLA
1º – Francisco de Oliveira Lima e Bruno Coutinho – Ceará – Tempo: 10:45:58
2º – Ricardo Galindo Albuquerque e Joélcio Teixeira – Alagoas – Tempo: 12:31:03
3º – Thiago Guimarães Doria e Tiburcio de Oliveira – Alagoas – Tempo: 12:31:04
4º – Vicente Deoclécio e Willamy de Sousa – Ceará – Tempo: 12:56:49
5º – Bruno Bazzan Collato e Francisco Nestor – Ceará – Tempo: 14:51:16

CATEGORIA FEMININO
1º – Renata Rodrigues Silva – Ceará – Tempo: 12:31:30
2º – Janice Farias e Silva – Ceará – Tempo: 17:50:36
3º – Ana Paula Samuel – Brasília-DF – Tempo: 18:06:23
4º – Edinara Barreto de Araújo – Rio Grande do Norte – Tempo: 19:54:31

CATEGORIA OVER 50
1º – José Lito Soares – Ceará – Tempo: 11:28:47
2º – Ailton José dos Santos – Brasília-DF – Tempo: 11:46:39
3º – Jaime Cesar Teixeira Simões – Goiás – Tempo: 11:49:28
4º – Marco Melo – Pernambuco – Tempo: 11:58:23
5º – Cesarino Ferreira – Tempo: 13:08:33

CATEGORIA OVER 40
1º – Ernani de Castro Costa – Piauí – Tempo: 10:21:23
2º – Ronaldo Gonçalves – Minas Gerais – Tempo: 10:44:30
3º – Cláudio Dutra da Mata – Minas Gerais – Tempo: 11:37:56
4º – Luciano Uchoa Fraga Leitão – Piauí – Tempo: 12:01:48
5º – Maurício Marques de Castro – Minas Gerais – Tempo: 12:05:34

CATEGORIA SUB 40
1º – José Ivanildo de Souza Silva – Pernambuco – Tempo: 9:26:30
2º – Rafael Leitão – Ceará – Tempo: 10:05:02
3º – Felipe Mateus – Ceará – Tempo: 10:31:06
4º – Lourenço França Bizarria – Ceará – Tempo: 10:38:01
5º – Francisco Ronaldo – Ceará – Tempo: 11:15:22

CATEGORIA SUB 30
1º – Gilberto de Souza Silva – Ceará – Tempo: 10:03:43
2º – Tiago Emílio Martins – Ceará – Tempo: 10:18:52
3º – Francisco de Assis de Araújo – Ceará – Tempo: 11:02:54
4º – Agnaldo Ferreira dos Santos – Piauí – Tempo:11:02:54
5º – José Gomes da Silva – Bahia – Tempo: 11:26:31
________________
Referência: texto de Izabel Lins, Angela Bispo e Larissa cavalcante.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!