Biografia de Roseana Sarney, governadora do Maranhão

Compartilhe esta postagem:

Na madrugada do primeiro dia do ano, Roseana Sarney tomou posse para seu quarto mandato como governadora do Maranhão. Ela foi a primeira mulher a ser reeleita governadora no Brasil – eleita em 1994 e reeleita em 1998 e 2010. Nesta última eleição disputada voto a voto, Roseana obteve 1.459.792 votos, o que corresponde a 50,08% dos votos.

A atual governadora foi a deputada federal mais votada do Maranhão em 1990, com 45 mil votos. Também já exerceu o cargo de Senadora, em 2002.

Veja a transcrição do discurso de posse de Roseana Sarney

Em seu histórico de vida pública já atuou como assessora parlamentar do gabinete civil da Presidência da República, de 1985 a 1990, e foi assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou com a eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice-presidente da República e marcou o fim da ditadura militar no Brasil. Foi secretária extraordinária do governo do Maranhão e chefe de gabinete do senador José Sarney.

Hábil negociadora política, foi apontada em 1992 como a “musa do impeachment”, quando coordenou, como deputada federal, as articulações no Congresso que levaram ao afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

É socióloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB). Estudou na Escola Normal do Maranhão, em São Luís, e, em Brasília, no Colégio Sacré-Coeur de Marie e no Colégio Pré-Universitário. Fez mestrado em Ciência Política, na Suíça. De volta ao Brasil, ela trabalhou durante cinco anos na Novacap, empresa que construiu Brasília, e no Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), fundação do Governo Federal.

No final de 2009, Roseana foi condenada pela Justiça Eleitoral por desvirtuar publicidade institucional para fazer campanha antecipada. Com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato a deputado estadual Anderson Lago (PSDB-MA) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a impugnação da candidatura de Roseana. O tribunal negou o pedido e a decisão foi mantida pelo ministro do TSE Hamilton Carvalhido.

Com a posse de Roseana no Maranhão, aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a família Sarney volta ao governo pelo voto popular, depois de perder as eleições em 2006 para Jackson Lago, mas ela voltou a administrar o estado em 2009 por decisão judicial.

Roseana nasceu na casa do avô materno, em São Luís, no dia 1° de junho de 1953. É casada com o economista Jorge Murad, tem uma filha, Rafaela Sarney Murad, e dois netos: Fernanda e Rafael.
________________
Referência: Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão.

RECOMENDE O SITE PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!