Ser deficiente não é ser incompetente

Compartilhe esta postagem:

Hoje, 03 de dezembro, é considerado o dia internacional das pessoas com deficiência. A data foi criada pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1992. O objetivo desse dia específico é promover uma melhor compreensão dos assuntos relacionados á deficiência e defender a dignidade, o direito e o bem estar das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Atualmente, há 650 milhões de deficientes distribuídos em todo o globo, o equivalente a 10% da população mundial.

Segundo a Wikipédia, Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde.

O termo deficiente é considerado por algumas organizações e cientistas inapropriado, pois a palavra trás negatividade e promove o preconceito. A declaração de Salamanca, promovida pela ONU em 2004, criou o termo “necessidades especiais” para substituir a palavra deficiência.

O preconceito ainda impera sobre quem tem algum tipo de deficiência, mas antes, já foi bem maior. Atualmente, com as novas políticas de inclusão social, melhores oportunidades de educação e principalmente esforço pessoal, quem tem algum tipo de deficiência está ganhando e garantindo seu espaço na sociedade.

Isso prova mais do que nunca que, quem tem deficiência é perfeitamente capaz de exercer uma função na sociedade, de acordo com suas possibilidades. Ser deficiente não é ser incapaz, pois inúmeras pessoas com deficiência conseguiram colocar seu nome na história mundial e mudaram o mundo de alguma forma. No link abaixo pode acessar a lista de deficiêntes famosos.

Lista de deficientes famosos

Portanto, como podemos ver, ser deficiente, em hipótese alguma é sinônimo de incompetência. Mas infelizmente muitas pessoas preconceituosas pensam assim. E para contrariá-las, eu com deficiência visual parcial (miopia) e inúmeras outras pessoas, estamos aí para provar que, quem pensa assim, não tem conhecimento e pensa totalmente errado.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!