Redes sociais e celulares serão os alvos dos vírus em 2011

Compartilhe esta postagem:

A fabricante de softwares de segurança McAfee afirmou que redes sociais, produtos da Apple e encurtadores de URL serão os principais alvos de vírus (malwares) em 2011, segundo um estudo divulgado pela empresa na terça-feira (28).

Segundo o vice-presidente do McAfee Labs, Vincent Weafer, o crescimento de redes sociais e dispositivos móveis criam um novo ambiente para a proliferação de ameaças. “Essas plataformas e serviços ficaram muito populares em um curto período e já é possível notar um aumento nos ataques, na perda de dados e na vulnerabilidade”, disse o executivo.

No caso da Apple, mesmo com a segurança da plataforma Mac OS, a popularidade de iPhones e iPads, especialmente entre o público corporativo, abre margem para a atuação de cavalos de troia e redes de computadores zumbis (botnets).

Redes sociais como o Twitter e o Facebook se tornariam alvos por conta do desenvolvimento de encurtadores de URL, ideais para postagens em espaços limitados para digitação. Apesar de útil, o serviço também permite “mascarar” endereços e redirecionar usuários para páginas com conteúdo malicioso. Por minuto, são criadas 3 mil mini-URLs na internet.

A lista da empresa também destaca a atuação de hackers, e-mails com conteúdo nocivo a partir de remetentes conhecidos (“friendly fire” ou fogo amigo, em tradução livre) e os serviços de localização como o Google Latitude ou o Facebook Places como possíveis fontes para ameaças a usuários no ano que vem.
________________
Referência: Portal G1.

RECOMENDE O SITE PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!