Julian Assange é solto em Londres

Compartilhe esta postagem:

Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, foi libertado nesta quinta-feira (16), por volta das 18h locais (16h de Brasília), em Londres, mediante pagamento de fiança. Ele disse que quer continuar seu trabalho, reafirmou inocência no caso dos abusos sexuais na Suécia e disse que quer limpar seu nome.

Julian Assange passou nove dias preso na cadeia londrina de Wandsworth. Ele afirmou que não viu as provas que as autoridades suecas têm contra ele. “É fantástico respirar o ar fresco de Londres outra vez”, celebrou o australiano.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, celebra sua libertação ao deixar tribunal nesta quinta-feira (16) em Londres. (Foto: AFP)

Vestido com terno escuro e camisa branca, Assange contou que, durante o tempo que passou preso isolado, teve tempo para refletir sobre outras pessoas no mundo que estão nessa situação, e pediu ao público que centralize sua atenção e esforço para ajudá-los.

Horas antes, a Alta Corte de Justiça de Londres havia decidido pela libertação do australiano, que terá direito a aguardar em liberdade o processo que pode levar à sua extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

O WikiLeaks tem irritado os EUA nas últimas semanas, desde que começou a divulgar mais de 250 mil comunicações secretas da diplomacia norte-americana.

Assange é acusado por duas ex-voluntárias do WikiLeaks de coação sexual e de ter mantido relações com elas sem usar preservativos – o que na Suécia é considerado uma forma leve de estupro. Ele rejeita as acusações e se diz vítima de perseguição política.

Assange e seus advogados não escondem o temor de que ele seja indiciado por autoridades norte-americanas por espionagem. Até agora não ficou claro se a iniciativa de mantê-lo preso partiu das autoridades suecas ou britânicas.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!