Nova carteira de identidade brasileira é lançada oficialmente

Compartilhe esta postagem:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Ministério da Justiça, o novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que vai substituir as atuais cédulas de identidade. O governo estipulou o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados. Lula recebeu a carteira de identidade número 001, e a primeira-dama, Marisa, a 002.

Com o novo documento, o cidadão passa a ser identificado por um único número, a partir de um chip capaz de armazenar as digitais do titular, além de informações relevantes, como sexo, idade, filiação e naturalidade. Segundo o governo, o novo mecanismo vai evitar que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados, como ocorre hoje.

O governo espera produzir em 2011 cerca de 2 milhões de cartões que serão distribuídos, inicialmente, entre sete cidades brasileiras: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

O Maranhão também é um dos primeiros estados brasileiros que emitirá a nova carteira de identidade, conforme noticiei aqui no site em setembro desse ano: Maranhão testará nova carteira de identidade.

Portugal é um dos países do mundo que também já usa esse novo modelo de carteira de identidade, essa foi uma das primeiras notícias do site que publiquei aqui em fevereiro de 2009: Conheça a nova carteira de identidade brasileira.

VEJA UM VÍDEO COM AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE
O vídeo mostra o modelo que já está sendo usado em Portugal, que é o mesmo brasileiro

RECOMENDE O SITE PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!