Avanços na educação do Maranhão segundo avaliação do PISA

Compartilhe esta postagem:

O Maranhão foi um dos estados brasileiros que obtiveram média acima da nacional nas avaliações feitas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês) nas disciplinas de leitura, matemática e ciências.

O PISA analisa o desempenho de estudantes de 15 anos em diversos países do mundo e o resultado da última avaliação divulgado recentemente, mostrou que o Brasil teve a terceira melhor evolução nas médias entre as 65 nações avaliadas.

Ao comparar os dados de 2006 e 2009, além do Maranhão, o Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Pernambuco, foram os únicos estados brasileiros que obtiveram média acima da nacional nas avaliações feitas pelo PISA.

Ao todo, onze estados tiveram queda em relação a 2006 em uma ou mais disciplinas. A pior média é a de Sergipe, que apresentou queda nas três áreas – perdeu 29 pontos em leitura, 26 em matemática e 24 em ciências.

Na Região Sudeste, o Rio de Janeiro foi o único estado a perder pontos no Pisa quando se compara os anos de 2006 e 2009, e apresentou também a menor evolução na região. Foram sete pontos perdidos em leitura, e apenas dois ganhos em matemática e um em ciências.

Pior estado do país em 2006, o Maranhão conseguiu se tornar o que mais avançou em 2009. Na comparação do Todos pela Educação, ganhou 91 pontos em leitura, 71 em matemática e 45 em ciências.

Com as melhores médias dos 26 estados em 2009, não considerando o DF, Santa Catarina, na comparação com 2006, perdeu um ponto em matemática.

Espero que a educação do Maranhão continue sempre melhorando e como professor, me orgulho em contribuir para melhoria das estatisticas educacionais do meu estado.

RECOMENDE O SITE PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!