Por favor, anulem o ENEM! – Artigo por Lourenço Júnior*

Compartilhe esta postagem:

Iniciante no processo seletivo do ENEM, resolvi fazê-lo para testar meus conhecimentos e quem sabe, obter pontuação suficiente para ingressar em uma Faculdade Pública, um sonho que havia deixado pra trás há bastante tempo.

Quando me deparo com provas de 90 questões, muitas com textos enormes que levam minutos e minutos para ler e tentar decifrar a resposta correta, digo isso porque em algumas destas questões existem duas ou mais opções corretas, uma coisa inacreditável para um exame que o Governo pauta como melhor método de avaliação para o ingresso no ensino superior.

Uma coisa é certa: tudo que se inicia de forma errada, vai permanecer errado até o final, é isso que acontece com o ENEM/2010. Todos os dias surgem na mídia informações sobre fraudes, desde a possibilidade do vazamento de informações acerca do tema da redação, até denúncias de troca de mensagens, através de celulares, por alunos. O que não deveríamos estranhar, afinal evoluímos com o processo, já que em 2009 houve o vazamento total da prova.

Trava-se agora uma briga judicial, de um lado a Justiça Federal do Ceará, que tenta proibir a continuação dessa vergonha que se tornou o ENEM e do outro o Sr. Fernando Hadad que tenta a todo custo, dar continuidade ao processo, esquecendo o princípio básico da igualdade, visto que aplicar novas provas para uma minoria, é ilegal, imoral, só não sei se engorda!

Agora, resta aguardar e torcer para que seja realmente anulado o ENEM e estudar um pouco mais para obter êxito nesse intento, pois caso contrário estarei eliminado já que esqueci de marcar a opção de cor da prova do domingo, mais uma coisa estranha, pois já fiz vários concursos e nunca me deparei com tal situação. E mais, vai uma crítica para o próximo Exame: personalizar as provas da mesma forma que é feito o Cartão-Resposta (Gabarito) assim ficaria mais fácil identificar o candidato sem necessidade de marcar opção de cor e ajudaria os esquecidos de plantão.
__________________________
* Lourenço Júnior é Técnico Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado. Publicado originalmente em Louremar.com.br.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE
© CastroDigital.com.br – A reprodução das informações descritas aqui em outras mídias sem citar fonte é crime.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!