Nordeste é discriminado em mensagens no Twitter

Compartilhe esta postagem:

Mensagens como “Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!” e “O Nordeste não deveria existir. Bando de ignorante, morto de fome, que se vendem por uma cesta básica e coisa do tipo” são apenas duas das muitas mensagens preconceituosas contra o Nordeste postadas no microblog Twitter.

Toda essa discriminação contra o povo nordestino é porque José Serra perdeu a eleição para Dilma Rousseff. Como se o povo do Nordeste sozinho fossem responsáveis por isso! Segundo os números, se fossem desconsiderados os votos do Nordeste, ainda assim Dilma teria sido eleita.

As duas mensagens acima foram postadas pelas usuárias do Twiter identificadas com o apelido @mayarapetruso e @vgiovanna, respectivamente. Os perfis delas já foram excluídos pelo Twitter. Mas além dessas, inúmeras outras mensagens de preconceito contra o Nordestes foram postadas no microbolg. Confira algumas nas imagens a seguir:

São apenas alguns exemplos, muitas outras mensagens do tipo foram postadas e retuitadas. Para combater esse preconceito, foi criado o termo “#orgulhodesernordestino” que está nos Trends Brazil, ou seja, entre os mais citados no microblog Twitter. Também foi criado um site para registrar todas as mensagens preconceituosas, o www.xenofobianao.tumblr.com.

É uma pena que as pessoas do Sul/Sudeste, regiões com índices de desenvolvimento educacional superior ao Nordeste, estejam fazendo isso com nós nordestinos. Apesar disso, sabemos muito bem que pessoas que praticam atos desse tipo não têm nada de educação, mas sim muito preconceito.

E na ilustração abaixo, criada pelo Portal G1, você ver nitidamente que, mesmo sem os votos das regiões Norte e Nordeste, Dilma ainda teria sido eleita.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

10 Comentários

  1. ninna oliveira disse:

    ahhhh, Castro nao liga pra isso nao.
    la no Sul ainda tem cidadezinha que nem energia eletrica tem.
    deixa isso pra la.
    Deve ser por isso que o pessoal da parte de baixo do Brasil passa férias no nordeste neh?!
    só em essa Dannymiguxas falar que tem ir dormir pra no outro dia tem que ralar, ja diz que ela nao estudou o suficiente para ter um bom emprego.

    abraço e viva nosso País Brasil!

  2. ninna oliveira disse:

    e ainda tem uma que fala que vai pros EUA pq nao tem dineiro pra pagar a faculdade (medicina)… se acham tao superiores que nem dinheiro pra cursar faculdade tem. (mensalidade de medicina: R$ 3.000 / 4.000) lascadinha ela .

    deixa pra la!

  3. Anônimo disse:

    Olá, Castro!
    A Dilma ser eleita revoltou muito algumas pessoas, mas descontar isso no nordestino é injustiça. Não foi só nordestino que caiu nessa de lindas promessas infáliveis que aquela senhora prometeu (ou não, porque vivia quase muda), porém isso é um outro assunto.
    Particularmente, não esquenta com isso. Imponha o respeito e não ligue para esses comentários maldosos… Doeu um pouco meu sangue agora de ler…
    bjs

  4. JLIMA disse:

    O progresso do Brasil está dividido em dois momentos: antes e depois do governo Lula. E Dilma participou e contribuiu para o sucesso desse governo. No mundo inteiro a vitória de Dilma repercutiu positivamente. O pessoal orgulhoso da Região Sul esquece que quando o letrado FHC governou, o Brasil quebrou duas vezes: 1999 e 2002;não tinha capacidade de investimento e nem era respeitado no mundo. O Presidente Lula resgatou o orgulho, o respeito e a alto-estima dessa nação. O resto, é elitismo burro e besta de alguns pseudo-ricos e pseudo-intelectuais. Esse pessoal do Sul é saudoso da época em que o Brail falava fino com os países ricos e humilhava os pequenos. Essa é a postura do PSDB/DEM. O Brasil de hoje tem uma postura de respeitar e ser respeitado por todas as nações do mundo. Essas manifestações preconceituosas são fruto do tradicionalismo besta de alguns setores da sociedade brasileira minoritários. Prova é que Serra perdeu a eleição. NO mais, estão todos com dor de cotovelo.

  5. Junielton disse:

    FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE DISCRIMINAM O SER HUMANO … MAS DEUS ESTA SEMPRE DO NOSSO LADO… É COMO NOSSO DEUS DISSE- AMAS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI …. ESSAS PESSOAS SE ACHAM PERFEITAS MAS Ñ SÃO … SOMOS MUITOS MAS QUE ELAS …. TEMOS EDUCAÇÃO MORAL … E SABEMOS RECEBER MUITO BÉM AS PESSOAS … E OUTRA … Ñ GOSTO DE CRITICAR AS PESSOAS MAS COM ESSE DESRESPEITO AOS NORDESTINOS DIGO SÃO MAL EDUCADOS E PRESCISAM TER UMA BOA EDUCAÇÃO MORAL … PARA SEREM PESSOAS… É MUITO ENGRAÇADO ELES SE ACHAM E NAO TEM UMA BOA EDUÇÃO MORAL …….

  6. Sayuri disse:

    Deixa eles acreditando que são os espertos… Também não gosto da Dilma, mas nem por isso uso da ignorância contra o povo brasileiro. E mesmo que fosse somente pelos votos dos nordestinos que a Dilma tivesse ganhado; quem vota em um candidato ou é porque acredita nele ou é porque gosta menos do outro. E isso não é da conta de mais ninguém, uai!

    p.s.: Obrigada pelos parabéns atrasado 🙂

  7. Raimundo de Castro disse:

    A estudante de Direito Mayara Petruso foi demitida do escritório de advocacia onde fazia estágio e será processada pela Ordem dos Advogados do Brasil de Recife – PE por crime de discriminação e preconceito.

  8. Anônimo disse:

    Pois bem, essas pessoas que manifestam preconceito em relação aos nordestinos e/ou aos nortistas são criaturas selvagens, inescrupulosas, ridículas, ineptas, iletradas, que gazeavam a escola, foram péssimos na disciplina de história porque não tinham inteligência suficiente para pensar criticamente, não passaram na disciplina de português porque escrevem e falam de maneira muito errada, etc; enfim, são um bando de invejosos,porque nunca alcançaram seus objetivos e são mal-amados. Vale ressaltar, ainda, que essas pessoas têm preconceito em relação a tudo, por isso deveriam ser denunciadas, punidas de maneira exemplar e exiladas, se fosse possível. Ainda, elas devem saber que o Brasil é possuidor de uma diversidade riquíssima e, além do mais, a construção do Brasil se inicia no Nordeste, o que implica dizer que os nordestinos são orgulhosos por viverem no centro cultural do país.

    Eu nasci, vivi e quero morrer no sertão de Alagoas e sou nordestino com muito orgulho. Prefiro sentir o calor do sol, ver o céu azul, sentir o aroma da nossa vegetação,nadar nas águas cristalinas dos nossos rios, principalmente do Rio São Francisco A VIVER O QUE ESSAS PESSOAS TÊM VERGONHA DE FALAR.

  9. Gil disse:

    o povo do sul é orgulhoso.
    o povo do sul é preguiçoso.
    so sabe sonhar
    tem uma mente fexada
    eu vivo aqui no sul e sei disso

  10. Unknown disse:

    Sou nordestino e faço farofa com tudo que já ouvi e ainda hei de ouvir de ruim sobre o Nordeste! Eu me orgulho de ser daqui e pronto! E nesse orgulho não cabem essas baixarias que dizem sobre nós nordestinos!
    De qualquer forma, entristece-me saber que tanta gente inteligente pense mal a respeito de nós, falando sem qualquer conhecimento de causa, e esquecendo que o Nordeste foi a alavanca inicial da civilização brasileira, e ainda é uma alavanca da qual os sudestenses e os sulistas sentiriam muita falta, se pensassem bem no ponto fraco chamado BOLSO, além de tantas outras coisas que transcendem o vil metal!
    Pra quem diz que a internet não chegou aqui ainda, respondo que eu não estou escrevendo numa máquina de datilografia nem num mimeógrafo! Ademais, será que essas pessoas que pensam assim sabem que Campina Grande, na Paraíba, a minha cidade, é o único polo de informática da América Latina? Será que sabem que a tecnologia digital daqui de Campina Grande é aplicada nos mais diversos setores em São Paulo e Rio, sem a qual essas grandes metrópoles hoje estariam sujeitas a enormes problemas, talvez até de colapso em muitos locais? Que essa tecnologia daqui é exportada pra França, pra Inglaterra, pra Alemanha, e que até os Países Nórdicos pescam um pouco dela?
    Se não sabem, procurem saber disso, pra seu governo!