Golpe do e-mail com CPF personalizado

Compartilhe esta postagem:

A Karspersky, uma das maiores empresas do mundo de segurança virtual e antivírus, alertou nesta semana sobre uma nova praga virtual que está atacando os brasileiros. Trata-se de uma mensagem de e-mail enviada com o nome completo da pessoa e o número exato do CPF, tanto no corpo quanto no assunto, isso para fazer com que a pessoa acredite que a falsa mensagem é verdadeira. A mensagem apresenta a logomarca dos grandes bancos brasileiros.

O Cadastro de pessoas físicas – CPF, é o número que identifica cada brasileiro. Sem ele a pessoa fica impossibilitada de realizar diversas funções, como abrir conta em bancos, por exemplo.

A divulgação de números de documentos pessoais deve ser controlada. de posse desses números criminosos podem roubar a identidade da pessoa. Um exemplo recente é o caso do mecãnico que teve seus dados roubados e ficou com uma dívida de mais de R4 600 mil reais. No ano passado, clientes de uma empresa aérea foram alvo de mensagens maliciosas que mostravam não só o nome completo como também o número do cartão do programa de pontos por fidelidade.

O acesso a esse tipo de informação confidencial, geralmente, é causado a partir de incidentes de vazamento de dados – que podem ocorrer de diversas formas: desde um servidor invadido por cibercriminosos que roubam os dados ou pela perda de notebooks ou pendrives contendo informações corporativas. Infelizmente não existem muitas formas de se proteger, pois quando o usuário se cadastra em um site de comércio eletrônico e tal empresa sofrer um ataque, automaticamente os dados roubados permitem que todos se tornem vitimas em potencial. No caso do CPF e outros dados do cidadão temos um cenário ainda mais grave, pois esse tipo de informação pode ser facilmente comprada pela internet ou em bancas de camelô.

Portanto, quando receber um e-mail, mesmo que exibindo seus dados pessoais, fique atendo e seja sempre cuidadoso.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!