Erro no cartão-resposta do 1º dia do ENEM 2010

Compartilhe esta postagem:

Acabei de fazer a prova do 1º dia do ENEN 2010. Como eu já esperava, houve questões fáceis e difíceis. Só não esperava um erro na impressão do cartão-resposta.

Hoje, primeiro dia, segundo o Ministério da Educação (MEC) hávia anunciado há tempos e exatamente como aconteceu ano passado, foram feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (questões 1 a 45) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (questões 46 a 90).

No cartão-resposta, a identificação estava trocada. Assim: Ciências da Natureza e suas Tecnologias referindo-se às questões de 1 a 45 e Ciências Humanas e suas Tecnologias referindo-se às questões de 46 a 90.

A coordenação da escola em que eu estava fazendo a prova percebeu o fato alertados por alguns alunos, imdediatamente entrou em contato com o MEC e recebeu a orientação de que continuassemos respondendo a prova normalmente.

Posteriormente a assessoria do MEC confirmou o erro de impressão no cartão-resposta e informou: “Não há caso assumido de alguém que tenha preenchido o gabarito errado. Não há registros de conturbação. A prova segue na mais absoluta tranquildade e não pode gerar problemas futuros porque a prova está correta”.

O MEC disse que vai criar um “ambiente virtual” para reclamação de candidatos que se julgaram prejudicados pelo erro no cartão resposta do ENEM. Será feita uma “análise caso a caso” das queixas feitas pela internet. “Ninguém será prejudicado.”

Pelo que eu percebi, isso realmente não prejudica em nada nenhum de nós que fizemos a prova. Foi apenas uma inversão de identificação dos títulos no cartão-resposta. Mas infelizmente foi um erro. Parece que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, a autarquia do MEC responsável pela prova do ENEM, preocupou-se apenas com a segurança das provas.

Vamos esperar que nenhum problema mais grave, como fraudes, aconteçam nestas provas do ENEM 2010.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!