Eleições para reitor da UEMA, alunos não têm vez

Compartilhe esta postagem:

Nesta quarta-feira (24) acontecem as eleições 2010 para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão. Professores, servidores técnico-administrativos e alunos devem comparecer às urnas para “escolher” quem comandará a instituição nos próximos quatro anos.

A Universidade Estadual do Maranhão é responsável pelos gastos de 5% do orçamento anual do estado do Maranhão em educação. E quem comanda a administração desse recurso, como dirigente máximo da instituição, é o reitor. A UEMA possui atualmente mais de 50 mil alunos, professores e funcionários, em 21 campi e 24 centros de ensino espalhados pelo Maranhão.

Neste ano de 2010, pela ordem de inscrição, as chapas que concorrem ao cargo são:
01 – Hamilton Jesus Santos Almeida (Reitor) e Francisco Alexandrino de Almeida Barroso (Vice-Reitor);
02 – Iva Souza da Silva (reitor) e Geovania Maria da Silva Braga (Vice-Reitora);
03 – José Gomes Pereira (Reitor) e Raimundo Luis Ferreira de Almeida (Vice-Reitor);
04 – José Bello Salgado Neto (Reitor) e Deuzimar Costa Serra(Vice-Reitor);
05– Henrique Mariano Costa do Amaral (Reitor) e Marília Albuquerque de Sousa Martins (Vice-Reitor);
06 – Joaquim Teixeira Lopes (Reitor) e Maria Célia Pires Costa (vice-reitor);
07 – José Augusto Silva Oliveira (Reitor) e Gustavo Pereira da Costa (vice-reitor).

No dia da eleição serão disponibilizadas 48 urnas distribuídas em 30 cidades maranhenses. Em São Luís, serão 10 para atender toda a comunidade acadêmica e que a votação poderá ser feita das 8h até às 21h, possibilitando assim a participação de todos no pleito.

PROCESSO ELEITORAL NÃO É DEMOCRÁTICO, ALUNOS NÃO TÊM VEZ

Atualmente, a eleição do reitor da UEMA acontece da seguinte forma: professores, servidores e alunos votam em um candidato de uma lista que pode ter diversos nomes, mas desta lista saem apenas os três mais votados, os quais comporão a uma lista tríplice que será entregue a governadora, a qual escolherá o novo Reitor. O peso nos votos é diferente, professores tem um peso de 70%, servidores e alunos somente 15% cada.

Para alguns, a eleição do reitor da UEMA é um processo democrático, mas de fato não é. O voto dos alunos não vale quase nada, apesar de serem a maioria absoluta de votantes e no final quem escolhe o reitor é o governo do estado, no caso a governadora Roseana Sarney.

Leia também:
UEMA é obrigada a ter cotas para negros e índios

Atualização às 23:55hs de 22 de novembro
A juíza da 1º Vara da Fazenda Publica, Luiza Medeiros, suspendeu a candidatura do reitor da Uema, Jose Augusto Silva Oliveira. O estatuto da Uema não permite duas reeleições para o mesmo cargo. José Augusto sucedeu Waldir Maranhão, que deixou o cargo para ser deputado federal. O atual reitor já foi reeleito para o mesmo cargo. A justiça entendeu que agora ele pleitea uma terceira reeleição. Essa decisão judicial vai de encontro às normas adotadas pelo Conselho Universitário (Consun) da UEMA, orgão máximo da instituição que permitiu a candidatura de José Augusto e outras chapas.

Atualização às 15:55hs de 23 de novembro
A desembargadora Nelma Sarney cassou, no final da manhã desta terça-feira, a liminar que havia suspendido ontem a candidatura do professor José Augusto Oliveira ao cargo de reitor da UEMA. dessa forma, José Augusto continua sendo candidato e disputa a eleição normalmente.

Atualização às 22:55hs de 24 de novembro
Decisão da desembargadora Maria da Graça Duarte, do final da manhã desta quarta-feira, derrubou a sentença da terça-feira da desembargadora Nelma Sarney e cassou a candidatura do reitor e candidato à reeleição José Augusto Oliveira. Dessa forma, José Augusto não terá seus votos computados

A decisão final será da justiça, aguardem as atualizações.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE
Este texto é propriedade do Castro Digital. A reprodução em quaísquer outros tipos de mídia só é permitida se a fonte for citada.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!