Tire suas dúvidas sobre os problemas nas provas do ENEM 2010

Compartilhe esta postagem:

Os diversos problemas apresentados durante as provas do ENEM 2010 deixaram muitos estudantes confusos. A seguir, você confere uma série de perguntas com suas respectivas respostas sobre esses problemas. E se você tiver mais algum questionamento, deixe um comentário que responderei.

Preenchi o gabarito invertido porque segui os cabeçalhos, que estavam errados. O que fazer?
O MEC vai abrir uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas. O estudante poderá pedir para que o gabarito seja corrigido de forma invertida.

Quando o site para reclamações começa a funcionar?
Na quarta-feira (10) e fica aberto até o dia 16.

Respondi metade das questões na ordem numérica e metade na ordem invertida porque os fiscais não sabiam informar o que fazer. Como será corrigida minha prova?
Você deve fazer uma reclamação na página que o MEC colocará no ar na quarta-feira (10).

Fiz a prova amarela no primeiro dia. Tinham questões faltando, outras duplicadas e questões da prova branca no meio do caderno. Foi um caos. O que fazer?
O ministério informou que vai analisar os problemas individualmente. Se avaliar que algum candidato foi prejudicado, o Inep não descarta uma maneira de reaplicar o exame a essas pessoas.

Quantas provas amarelas do primeiro dia do Enem 2010 tiveram problemas?
Apesar de ainda não ter um levantamento de quantas pessoas tiveram problema com o exame, a estimativa é de que cerca de um 1% das provas amarelas, cerca de 20 mil cadernos, estavam com erros de impressão. A maior parte dos cadernos – 90%, segundo o Inep – teria sido trocada pelos fiscais.

A prova pode ser anulada?
Por enquanto, o MEC descarta essa possibilidade.

Os estudantes prejudicados podem tomar alguma medida na Justiça?
Segundo reportagem da Agência Brasil, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, orienta os estudantes que se sentirem prejudicados pelo erro de impressão na folha de respostas a procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. Cavalcante acredita que uma das possibilidades é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

Fui desclassificada porque meu celular tocou no local de prova. Posso fazer uma reclamação?
O uso de celular no local de prova era proibido. Casos de fraudes com o uso de celular serão investigados pelo MEC e os estudantes podem ser processados.

Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem?
Nesta terça-feira (9), às 18h, segundo o MEC.
________________
Referência: Portal G1.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!