Preso maior hacker do sul do Brasil

Compartilhe esta postagem:

A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou a prisão de um homem considerado como o maior hacker da região Sul do Brasil. Rodines Miranda Peres, 36 anos, foi preso na quarta-feira (20) próximo à casa dele, em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis.

Considerado um pioneiro nos golpes financeiros na Web na região Sul, Peres inseria spywares (software-espião, em tradução livre) nos PCs de suas vítimas para obter dados sigilosos como senhas bancárias e números de cartões de crédito. Segundo a delegada Aline Zandonai, da Divisão de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), responsável pela prisão do hacker, Rodines aplicou golpes virtuais tanto em pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo a invasão de sistemas de diversos bancos. “Houve bancos que ligaram para gente comemorando a prisão de Peres”, diz ela.

A localização do criminoso ocorreu por acaso, quando um policial de outra corporação levou o carro para consertar em uma oficina de Palhoça. Lá, foi informado pelo mecânico que não poderia fazer o pagamento com cheques, porque o estabelecimento já havia sido vítima de diversos golpes de Rodines. O agente reconheceu o nome e, ao pesquisar, descobriu o mandado de prisão aberto. Foi aí que tiveram início as investigações para encontrá-lo.

De acordo com a delegada Aline Zandonai, da Divisão de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), o homem tinha outros mandados de prisão expedidos contra ele e nove indiciamentos em Santa Catarina registrados nos últimos 11 anos.

Desde 2004, existia uma sentença que o condenou pelo crime de estelionato por desviar dinheiro de contas correntes de várias agências bancárias pela internet. O mandado de prisão havia sido expedido em julho deste ano.

Em apenas um dos golpes, de acordo com a Políca Civil, Peres teria desviado mais de R$ 1 milhão de correntistas em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ele também era procurado pela polícia do Paraná e do Rio Grande do Sul.

O homem deve permanecer à disposição da Justiça em um presídio de Santa Catarina após prestar depoimento.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!