Maranhense cria telefone movido a energia solar

Compartilhe esta postagem:

De 18 a 22 de outubro aconteceu a Semana Nacional de Tecnologia com eventos em várias cidades do Brasil. Em São Luis – MA a semana foi marcada com a realização da I Mostra Científica do Maranhão, realizada na Praça Maria Aragão. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer o que está sendo produzido na área de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Um dos projetos expostos na mostra é um telefone fixo, sem fio, que funciona tendo como fonte de energia a luz solar.

A criação é do técnico em eletroeletrônica Jecefran Martins. A patente já está registrada com ajuda da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O protótipo, segundo explicou Jecefran, foi desenvolvido a partir de sucata de telefones e precisa apenas de meia hora ao sol para funcional durante uma semana sem precisar de recarga.

Jcefran explica: “O aparelho funciona a uma distância de 40 km das antenas de celular e é capaz de rastrear sinais de radio FM para captura de ligação. Em locais onde a rede de telefônica fixa não chega, ele chega por um sinal GSM associado a tecnologia WLL”.

Batizado de DCMCP – Dispositivo Móvel de Comunicação Pública, o aparelho tem como finalidade promover comunicação entre grandes distâncias, onde há dificuldade de comunicação através da rede fixa e acesso escasso a energia elétrica.

O aparelho é ecologicamente correto, não utiliza fios e cabos que geram poluição visual e ligações clandestinas e, também, não necessita de baterias automotivas, que por defeito e furto, são de elevado custo para empresas e oferecem grande impacto ambiental ao serem descartadas.

Jecefran agora corre atrás de financiamento para melhorar o projeto e produzir em escala comercial. Uma das principais barreiras ele já venceu, que foi o registro da patente, assim sua criação não pode ser roubada.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!