Celular ajuda a diminuir a pobreza

Compartilhe esta postagem:

Os celulares, que se espalharam pelo mundo mais rápido que qualquer outra tecnologia de informação podem ajudar a melhorar as condições de vida dos mais pobres em países em desenvolvimento, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira.

Mas os governos devem criar políticas responsáveis para assegurar que os benefícios dessa tecnologia atinjam o maior número de pessoas de forma eficaz, afirmou a Conferência de Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas em seu Relatório de Economia da Informação.

O número de assinaturas de celular no mundo atingiu os 5 bilhões este ano, quase um aparelho por pessoa, disse o secretário-geral da Conferência, Supachai Panitchpakdi, em coletiva.

A penetração do mercado em países desenvolvidos já é de mais de 100 %, uma vez que muitas pessoas têm mais de um aparelho ou assinatura.

Já em países em desenvolvimento, a taxa de assinaturas é de 58 em cada 100 pessoas, e cresce aceleradamente. Entre os países mais pobres e menos desenvolvidos, a taxa cresceu de 2 para 25 em cada 100 pessoas em apenas alguns anos, segundo dados do órgão da ONU.

A Conferência afirma que os benefícios econômicos do celular, tecnologia muito mais usada nos países mais pobres do mundo que a Internet ou mesmo telefones fixos, vão além do acesso a informação.

Os celulares também geraram riqueza com micro-empresas, que oferecem emprego para pessoas mais pobres e com pouca educação.

A chave para o sucesso no uso de celulares é o preço barato, segundo o relatório, uma lição que muitos países africanos já aprenderam. “A Índia nos mostrou o caminho para transformar (o serviço) o mais barato possível para que todos possam ter acesso a esse tipo de equipamento”, disse Supachai.
________________
Referência: Portal Terra.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!