Maranhão testará nova Carteira de Identidade

Compartilhe esta postagem:

O Maranhão foi um dos estados escolhios para participar do projeto piloto de implantação do cartão de Registro de Identidade Civil – RIC. A partir de dezembro, o RIC é a identidade digital que substituirá a Carteira de Identidade – CI ou Registro Geral – RG.

Além do Maranhão, o Ministério da Justiça escolheu os estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal para serem os primeiros a usar a nova tecnologia. A previsão é emitir 2 milhões de identidades. A substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de nove anos.

A nova identidade será um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade. A identidade também poderá agregar, futuramente, outros documentos como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o título de eleitor e o PIS-Pasep.

O Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil foi criado com o objetivo de armazenar e controlar um número único de registro de identidade civil e centralizar os dados de identificação de cada cidadão.

Ainda em 2009, assim que criei este site, publiquei um artigo sobre o Registro de Identidade Civil que estaria por vir. CLIQUE PARA VER. Em portugal o RIC já está sendo usado há tempos, agora se tornará realidade no Brasil.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!