Lista das 10 piores empresas do MA em 2010

Compartilhe esta postagem:

Quem ainda não teve problemas na relação de consumo com uma empresa? Um produto que dá defeito, um serviço mal feito, péssimo atendimento… Esses e muitos outros problemas podem ser encontrados por quaisquer um de nós. Por isso, é importante a divulgação das piores empresas, aquelas que prestam um péssimo serviço ou vendem produtos ruins e não respeitam o direito dos consumidores.

Na últia sexta-feira (17), a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon/MA) divulgou a lista das 10 piores empresas que mais lesaram o consumidor do Maranhão no último ano. A lista é baseada em reclamações fundamentadas, ou seja, quando ocorre abertura de procedimento com processo administrativo, o qual é iniciado por audiência.

A divulgação das piores empresas é de acordo com o Código de Defesa do Consumidor que prever a divulgação das empresas que nos desrespeitam. O maranhão faz parte do grupo de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que fazem essa divulgação.

A lista divulgada aqui corresponde ao período de setembro de 2009 a agosto de 2010, Confira a lista das piores empresas do Maranhão:

1 – Lojas Gabriella (Loja de departamentos)
2 – CCE (Produtos eletroeletrônicos)
3 – Oi Móvel (Telefonia celular)
4 – Cemar (Comnpanhia energética)
5 – Nokia (Fabricante de celulares)
6 – Sony Ericson (Fabricante de celulares)
7 – Oi Fixo (Telemar) (Telefonia fixa e internet banda larga)
8 – Positivo Informática (Computadores)
9 – Claro S.A (Telefonia celular)
10 – Tim Celular (Telefonia celular)

A lista mostra uma tendência de reclamação em todo país: telefonia móvel. Na lista vemos 3 empresas que fornecem serviços para celular e 2 fabricantes. Com o número de celulares cada vez crescendo no Brasil, as reclamações sobre esses produtos estão cada vez mais no topo da lista.

Com a divulgação desta lista, espero que eu e você possamos escolher melhor as empresas que consumiremos algo. Mas essa escolha só é possível em alguns casos, como por exemplo marca de eletrônicos, lojas, operadoras de telefone, etc. Uma dessas empresas que não podemos escolher outra é a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, se não comprarmos enérgia da CEMAR, não temos outra opção.

Uma empresa que também dá bastante trabalho aos maranhenses, e aos outros estados também, é a Tim Celular. Muitas pequenas cidades do Maranhão têm a Tim como única operadora móvel, quer dizer, têm mas não têm, porque o sinal simpesmente não existe. Aqui em Bacabal, até que a Tim funciona mais ou menos, mas recentemente, ao viajar para a cidade de Vitorino Freire (70 km de Bacabal), tive que fazer mais de 100 tentativas para completar 2 chamadas e elas sempre caiam.

Nesses casos de desrespeito ao consumidor, quando a cidade tem uma Promotoria de Justiça que presta, é muito bom. Mas quanto tem promotores frouxos ou prevaricadores, os consumidores ficam sem ter ninguem para lhes ajudarem.

Um bom exemplo de quem está ao lado do consumidor é o do promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Junior, titular da Promotoria de Justiça da cidade de Santa Luzia – MA (280 km de São Luis). Em junho deste ano ele entrou com uma ação judicial contra a Tim pelos péssmimos serviços da operadora na cidade. Na ação, ele pediu o direito dos usuários fazerem ligações mesmo sem ter adquirido créditos, multa de R$ 15 mil por cada vez que o serviço fosse imterrompido e multa de R$ 5 mil por cada consumidor que não fosse atendido o direito de fazer ligação.

Seria bom se todos os promotores seguissem o exemplo e realmente trabalhassem em prol da população.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!