Fraude no INSS de Bacabal: mortos continuam recebendo

Compartilhe esta postagem:

Recentemente foram descobertos 126 benefícios irregulares na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Bacabal. Trata-se de beneficiários que já morreram mas seus parentes e/ou pessoas aproveitadoras, de posse do cartão e da senha, continuam recebendo o dinheiro.

A fraude foi descoberta a partir de um cruzamento de dados feito por um grupo de controle interno da agência da Previdência Social em parceria com a SecretAria Municipal de Saúde de Bacabal. Esse cruzamento foi feito com os dados de 2009 e 2010 e foram suspensos benefícios de portadores de necessidades especiais e idosos, pensões e aposentadorias. Esses benefícios suspensos causavam um prejuízo de 64 mil reais por mês.

O cruzamento de dados ainda continua, por isso o número de benefícios suspensos só tende a aumentar. Agora serão feito os cruzamentos dos dados referentes aos anos de 2006 a 2008. O objetivo do INSS é identificar todas as pessoas envolvidas, o valor fraudado e pedir a devolução desses valores.

POR QUE AS PESSOAS NÃO COMUNICAM AO INSS QUANDO SEUS PARENTES MORREM?

O motivo de não comunicarem pode ser vários. Muitas famílias vivem exclusivamente da renda de parentes que têm um benefício, isso faz com que continuem sacando o dinheiro. Outras caem em mãos de pessoas inescrupulosas que se apoderam do cartão e fazem uso do benefício.

Dentre estes que já citei e outros motivos, tem um principal: a desconfiança das pessoas dos funcionários do INSS e dos bancos. As pessoas não confiam nesses funcionários, ou seja, se comunicarem a morte do parente, será se esse beneficío vai ser mesmo extindo pelo INSS? A maioria da população acredita que não, mas sim que funcionários façam esquema para continuar recebendo o dinheiro.

COMO AS FRAUDES CONTINUAM ACONTECENDO?

A senha de um cartão de beneficiário do INSS só tem validade de um ano, depois disso é necessário fazer a renovação e, para isso, precisa da presença do beneficiário. Se a pessoa já morreu, como essa senha continua sendo renovada? Mais uma vez a desconfiança de funcionários do INSS e principalmente dos bancos.

Esse não é o primeiro e nem o último caso de fraude no INSS, apenas um em meio a tantos. A corrupção vai muito além de nossas imaginações e do que pode ser descoberto.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    oi,conheço uma pessoa que é aposentada de viúves mais o marido está vivo so nos papeis que ele está morto essa pessoa mora em olho d'água das cúnhas e o beneficil é de bacabal não sei a quanto tempo essa pessoa resebe beneficil so sei que faz tempo uns 10 anos mais ou menos e ninguem nunca descobriu.Eu fui casada com um filho dessa pessoa por uns 3 anos continuo casada no civil so que estamos separados a uns 4 e eu tenho medo dele ter feito isso comigo também ja que a mãe dele é assim,eu ja tentei me divorsiar e ele nunca me deu o divorsio eu moro de medo dele ter feito isso comigo