Brasil tem mais 12 milhões de internautas

Compartilhe esta postagem:

O contingente de pessoas com 10 anos ou mais que acessam a internet cresceu 21,5% no Brasil em 2009, passando de 55,9 milhões no ano anterior para 67,9 milhões. No total, 41,7% dos brasileiros dizem ter tido acesso ao serviço. Os dados são do relatório de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada, nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Pnad, o crescimento do número de internautas no Brasil acumula 112,9% desde 2005, quando havia 31,9 milhões de pessoas que declaravam ter usado a rede de computadores. Entre 2005 e 2009, houve crescimento da proporção de pessoas que utilizaram a internet em todas as regiões do país.

O acesso em casa já é realidade para 16 milhões de residências no Brasil, ou 27,4% do total. É a primeira vez que o Brasil passa a ter uma conexão para cada quatro residências: em 2008, havia conexão em 23,8% das casas.

O Sudeste tem a maior proporção de usuários (48,1% do total dos moradores dos 4 Estados da região utilizam a rede, contra 26,2% em 2005), seguido por Centro-Oeste (47,2%, contra 23,4%) e Sul (45,9%, ante 26,2%). No Nordeste, o acesso passou de 11,9% em 2005 para 30,2%. A região Norte teve o maior aumento proporcional no contingente, de 213,9% entre 2005 e 2009: de 12%, o acesso passou a atingir 34,3% dos moradores.

De 2008 a 2009, as mulheres avançaram mais que os homens com relação ao acesso à internet. O aumento no contingente de homens foi de 20,0%, e no de mulheres alcançou 22,9%.

Embora tenha crescido entre todas as faixas etárias, o uso de internet teve aumento proporcional maior entre os mais jovens. Entre os brasileiros de 10 a 14 anos, 58,8% acessaram a rede em 2009. A maior presença on-line está na faixa entre 15 a 17 anos, com 71,1% de acesso, contra 68,7% para os brasileiros de 18 ou 19 anos.

Apesar de ser o grupo que apresentou o maior aumento (148,3%) no contingente, somente 15,2% das pessoas de 50 anos ou mais de idade utilizaram a internet.

________________
Referência: Portal G1.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 17 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.300 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!