Inscrições do PAES/2011 e Darcy Ribeiro/2011 – UEMA

Compartilhe esta postagem:

Começam hoje, 23 de agosto, e vão até o dia 17 de setembro de 2010, as inscrições para os vestibulares 2011 da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. São dois vestibulares: Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2011 e Processo Seletivo Especial Programa Darcy Ribeiro/2011, cada um com regras e normas diferentes.

O PAES/2011 é o tradicional vestibular da UEMA e oferece cursos regulares de graduação em licenciatura, bacharel e formação de oficiais. Serão oferecidas 3.624 vagas para o ano de 2011, sendo 1.884 para o primeiro semestre e 1.740 para o segundo semestre letivo. Essas vagas são para os campi de São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Caxias, Timon, Presidente Dutra, Imperatriz, Grajaú, São João dos Patos, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto, Balsas, Zé Doca, Barra do Corda, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Codó, Açailândia e Colinas.

O Programa Darcy Ribeiro oferece somente cursos nas áres de licenciatura (para ser professor). O diferencial desse seletivo é que o processo é bem mais simples, como por exemplo, prova em apenas uma etapa e com número reduzido de questões. O Darcy Ribeiro oferece 2.895 vagas. Outro diferencial desse seletivo é que os cursos vão funcionar em algumas cidade onde antes não haviam campus da UEMA. As cidades onde funcionarão os cursos do Darcy Ribeiro/2011 são Bacabal, Itapecuru-Mirim, Santa Inês, Brejo, Lago da Pedra, Santa Luzia, Carutapera, Pastos Bons, Santa Luzia do Paruá, Chapadinha, Pedreiras, São Bernardo, Colinas, Presidente Dutra, Tutóia, Dom Pedro, São Domingos do Maranhão, Vitorino Freire, Esperantinópolis, São João dos Patos, Zé Doca, Gov. Nunes Freire e Santa Helena.

As inscrições para os dois processos seletivos só podem ser feitas pela internet no endereço www.vestibular.uema.br e no período de 23 de agosto a 17 de setembro de 2010. Ao acessar, deve escolher na caixa de diálogo a opção de seletivo que quer se inscrever – PAES/2011 ou Programa Darcy Ribeiro/2011. Inscreva-se logo e não deixe para os últimos dias, pois o sistema poderá ficar congestionado e você pode não conseguir se inscrever.

Os alunos que ganharam a isenção, bastam acessar e se inscrever, para quem não conseguiu, terá que imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição. O PAES/2011 custa R$ 75,00 e o Programa Darcy Ribeiro custa R$ 40,00.

Para saber o número exato de vagas em cada curso e campus e todas os detalhes, acesse os editais dos vestibulares 2011 da UEMA nos links a seguir:

Edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2011

Edital do Processo Seletivo Especial Programa Darcy Ribeiro/2011

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que responderei. mas não esqueça de voltar ao site depois para conferir a resposta.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

31 Comentários

  1. Unknown disse:

    Ana Cristina estou com muita duvidas
    e a primeira vez que faço um vestibular tenho q fazer a inscrição de qual do seletivo de acesso à educação ou ao seletivo especial ja terminei o ensino médi

  2. Raimundo de Castro disse:

    @Ana Cristina, veja os eitais dos dois seletivos e os cursos disponiveis, depois disso, veja em qual processo seletivo se inscrever.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  3. Unknown disse:

    qual a diferença entre o processo de acesso à educação e o processo seletivo especial progama .
    preciso de ajuda socorrrrrrrrrrrrrrro!!

  4. Unknown disse:

    é ótimo saber, que mesmo no Maranhão; onde se é bastante criticado,em relação a pobreza ,termos um exemplo de entidades que a inda prezam os valores educacionais…Parabéns ao Programa Darcy Ribeiro.Parabéns ao Programa PAES que ainda,investem na formação moral e educacioanal da população Maranhense.(Brennda Nattasha)_Aldeias Altas-MA.

  5. Raimundo de Castro disse:

    @Gleiceane Vieira, o Darcy Ribeiro oferece somente cursos de licenciatura, para ser professor; o PAES oferece cursos de licenciatura, bacharel e formação de oficiais. O número de cursos e vagas oferecidos pelo PAES é infinitas vezes maior que o Darcy ribeiro. Obrigado por comentar e qualquer coisa estou a disposição.

    @BrenndaNa, obrigado pelo comentário e volte sempre.

  6. Unknown disse:

    especificamente quantas vagas do programa darcy ribeiro serão desponibilizadas para a cidade de vitorino freire-ma?

  7. Raimundo de Castro disse:

    @Vj, para cada curso são 10 vagas. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  8. Unknown disse:

    por que não consigo fazer minha inscrição.

  9. Raimundo de Castro disse:

    @Cláudia, verifiquei aqui e o site da UEMA está fora do ar. Espere por um tempo e tente se inscrever depois. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  10. Unknown disse:

    como faz se a pessoa nao estudou nas escolas sitadas no formulario de inscrisão
    Pois moro em outro estado.

  11. Unknown disse:

    Socorroo !
    Precisando de tirar duvidas
    nas opcoes da escolas so aparecem escolas do maranhao
    como pessoas de outros estado se inscrevem ?

  12. Raimundo de Castro disse:

    @Paula, realmente você está certa, não existe a opção para quem estudou em outra escola de fora do Maranhão. Esses programadores so sistema de inscrição são… acham que só quem estudou no maranhão vão se inscrever.

    No entanto você terá que escolher uma das opções, OUTRA ESCOLA…, pode escolher e fazer sua inscrição, porque não será exigido que você apresente provas com nome da escola no momento de se inscrever.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  13. Vanderlane Alves disse:

    você sabe algo do curso de graduaçao pela internet,ficaria muito grata se poder me esclarecer.

  14. Raimundo de Castro disse:

    @Vanderlane, você deve está querendo saber sobre os cursos oferecidos pelo sistema Uemanet?

    Até o momento não foi divulgado, nem há previsão de sair edital para esses cursos, mas assim que sair estarei publicando.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  15. Raimundo de Castro disse:

    @Internautas, durante todo o dia de hoje, 7 de setembro, o sistema da UEMA está fora do ar, desde meio-dia até o momento e sem previsão de voltar. Isso atrapalha e muito o processo de inscrição, por isso, recomendo que fiquem atentos quando o sistema voltar ao ar e façam logo suas inscrições.

    Se agora o sistema está assim, imaginem nos últimos dias de inscrições.

  16. Raimundo de Castro disse:

    Site da UEMA já voltou ao ar e está funcionando perfeitamente.

    Faça logo sua inscrição, antes que saia do ar novamente ou fique congestionado nos últios dias.

  17. Unknown disse:

    Professor, acho que fiz besteira, por favor me ajude! eu sou de Igarapé Grande e fiz minha inscrição para Pedreiras, sendo que meu Pólo é Esperantinópolis, e agora? Porque estou com medo de não poder participar do vestibular… Tem algum problema? Eu posso fazer minha prova em Pedreiras? Por favor me ajude!!! Tahynã Kyss

  18. Raimundo de Castro disse:

    @Tahynã Kyss, creio que não haverá problemas, no entanto, nesse caso, além de fazer a prova em Pedreiras, terá que estudar lá também, caso seja aprovado, ou seja, vai ficar longe de sua cidade.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  19. Unknown disse:

    Professor, na hora de selecionar a escola de conclusão do ensino médio na iscrição do PAES, não encontrei minha escola e acabei selecionando outra escola de São Luís sendo que a escola onde estudo é de Barra do Corda, como faço pra alterar? Tem algum problema? pois minha inscrião já está concluída com o nome da escola errado!
    Ajude-me?

  20. Raimundo de Castro disse:

    @Luana, depois que a inscrição é processada, não pode mais fazer nenhuma alteração, por isso não pode mais mudar o nome da escola. Acredito que não terá problema, poderá mudar depois, caso seja aprovada, terá que entregar a comprovação do ensino médio, aí aproveita e corrige.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  21. kesia disse:

    Olá, tudo bem?

    Gostaria de solicitar vossa ajuda. Numa primeira instância eu, Késia Sousa Pires, havia me inscrito em um determinado curso para graduação. Até aqui, nada errado. Porém, na tentativa de alterar o curso por motivos não aqui cabíveis optei por cancelar a atual e realizar uma nova. Eis que surge o problema.

    No caso, este relaciona-se ao CPF ocorrendo a negação do mesmo no ato da nova inscrição. Ou seja, não consigo mais me inscrever e, por este mesmo motivo, solicito vossa ajuda.

    Não sei ao certo o que pode ser feito, acredito que remover a entrada anterior que foi cancelada – que contêm meu CPF – poderá resolver o problema e a inscrição poder ser feita novamente.

    Aguardo ansciosamente vossa resposta, principalmente por o prazo encerrar-se dia 17,sexta-feira

    No mas, obrigada por sua atenção.

    Atenciosamente,
    Késia Sousa Pires

  22. Raimundo de Castro disse:

    @Késia, se sua inscrição foi processada até o final, infelizmente não poderá mais alterar nada, nem mesmo cancelar e fazer outra.

    Se você acessar o sistema, inserindo seu CPF na tentativa de cancelar ou fazer outra inscrição, aparecerá a seguinte mensagem:

    "Prezado internauta, já existe uma inscrição com este CPF: XXXXX…"

    Logo após aparecerá links para imprimir a inscrição ou boleto.

    A única coisa que pode fazer é, se realmente não quiser concorrer ao curso que escolheu, deixar de pagar o boleto (caso não tenha ganhado isenção), e assim não perder seu dinheiro.

    Lamento muito o que aconteceu com você e reforço a recomendação de que tenham atenção no momento da inscrição.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  23. Anônimo disse:

    oLÁ! Preciso urgente de sua ajuda.
    Eu primeiramente me inscrevi no seletivo PAES 2011 porém, não paguei o boleto, pq no ultimo momento preferi fazer o de Darcy Ribeiro, o qual não estou conseguindo efetuar a inscrição pq eu tenho a outra ainda em aberto no site, como eu cancelo a outra inscrição e faço a nova?

    Obrigada desde já!

  24. Raimundo de Castro disse:

    @Samy, sinto muito por você, mas infelizmente não pode cancelar sua inscrição.
    Como não pagou o boleto no prazo, sua inscrição PAES 2011 não será válida, e por ter se inscrito nele, não pode se inscrever no Darcy Ribeiro. Lamento, mas nesse caso não poderá mais participar de nenhum desses dois processos.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  25. Unknown disse:

    como faço pra pegar o edital da uema 2011 do programa darcy ribeiro

    [email protected]

  26. Unknown disse:

    EU MORO EM GOVERNADOR NETON BELLO TEM 06 VAGAS PARA MATEMATICA NO PROGRAMA DARCY RIBEIRO MAIS NÃO DEU 06 INSCRITOS SE EU NÃO ZERA A PROVA JÁ PASSEI

  27. Raimundo de Castro disse:

    @Josenild, os links dos editais estão logo acima no texto. Quanto ao número de inscritos, a UEMA ainda não divulgou a concorrência, por isso não tenha tanta certeza do número de inscritos. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  28. Unknown disse:

    fiz a minha inscrição para o Paes 2011 e quero saber como faço pra conseguir uma 2ª via da ficha de inscrição, a que é pra colar a foto.

  29. Raimundo de Castro disse:

    @Nanah, a ficha que você se refere é a ficha com o local de prova, essa ainda não está disponível, assim que tiver estarei divulgando aqui no site. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  30. leojunior950612 disse:

    eu tenho uma duvida,um amigo meu me informou q no paaes pode colocar na opção de curso,dois curso,mais tem q escolhar um deles e eles tem q ser da mesma aréa.EX(egenharia civil e engenharia eletrica)isso e verdade?

  31. leojunior950612 disse:

    eu tenho uma duvida,meu amigo me disse que no paaes pode colocar dois cursos de opções para cursa,mas depois tem que escolher depois um dos curso para cursa.EX(engenharia civil e engenharia eletrica).Isso e verdade?