Pesquisa Ibope: Dilma tem 43%, Serra, 32% e Marina 8%

Compartilhe esta postagem:

A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta segunda (16).

A petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% do adversário José Serra (PSDB). De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8%. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 6, Dilma tinha 39%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 41% e 45% e Serra, entre 30% e 34%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15). Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23548/2010.

Dos demais candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto.

Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.

De acordo com o Ibope, considerando-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Dilma tem hoje 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%, Marina tem 10% e os outros candidatos somam 1%.

Neste cenário, se as eleições fossem hoje, Dilma poderia ser eleita no primeiro turno. Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os votos válidos da candidata podem variar de 49% a 53%.

SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Nesse cenário, votariam nulo ou em branco 8% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

Na pesquisa divulgada uma semana antes, a petista tinha 44% e Serra, 39% em um hipotético segundo turno entre os dois.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

O levantamento também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.
________________
Referência: Portal G1.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. edmilson disse:

    Meu caro Professor CASTRO, na LETRA VERMELHA, que dar ÊNFASE a noticia da PESQUISA, para Presidente do BRASIL, será que teve um equivoco ou é uma PEGADINHA, se estou falando demais me desculpe-me, Professor CASTRO, que DEUS abençõe você e o SITE CASTRO DIGITAL, que já passou fazer parte do meu dia-a-dia, com humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Bacabal-MA.

  2. Raimundo de Castro disse:

    @Edmilson, houve um erro na digitação do título da matéria, obrigado por avisar. Ja ajeitei.

  3. edmilson disse:

    Com o divulgar do CASTRO DIGITAL com a mais recente pesquisa Ibope. acho que o resultado não é digitado, é VERDADE a Dilma tem 43% contra 32% de Serra e 8% de Marina. Com esses números o segundo turno acho que ficaria, talvez, para 2014. Acho que Dilma passou a ter 51% dos votos válidos.
    Esse resultado mostra que Dilma foi para os eleitores melhor no debate da Band e também nas entrevistas do JORNAL NACIONAL.
    Essa ampliação da vantagem de Dilma pós JN e pós-debate apontam outra tendência. Acho que o povo gostou de Dilma. Afinal, muitos nunca a haviam visto numa entrevista. E muito menos num debate. Até porque ela nunca havia ido a um. Mais acho que o Serra, está pensando que a virada das pesquisas, vai ser nas proximas entrevistas, e os debates, porque? ele já perdeu o medo, das câmaras e dos microfones. Por isso, nunca se sabe, que a HITORIA vai mudar, mais pelo o andar da CARRUAGEM o povo do BRASIL VARONIL, vai eleger a primeira mulher. Presidente do BRASIL.
    Se passar dos 55% dos válidos até o começo de setembro, uma reviravolta torna-se algo muito difícil.
    A população costuma prestar atenção na primeira e na última semana do horário eleitoral. As outras semanas têm menor audiência. O mesmo ocorre com as inserções de 30 e 15 segundos.
    Ou seja, a viola do Serra pode estar sendo definitivamente enfiada no saco.
    Acho que sim, que me desculpem este comentário, FIZ sem paixão e sem emoção, é a minha CONCEPÇÃO, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Bacabal-MA.