Censo 2010 começa hoje e pode ser respondido via internet

Compartilhe esta postagem:

A partir deste domingo (1º), e até 31 de outubro, mais de 190 mil recenseadores vão às ruas com a missão de visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros. O procedimento ocorre, em geral, de dez em dez anos, e vai coletar dados para o Censo 2010, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de dados para o censo se dá presencialmente, por meio de entrevistas feitas pelos recenseadores com um ou mais moradores de cada domicílio.
A megaoperação, que envolve cerca de 230 mil pessoas pelo país, conta, além dos recenseadores, com analistas censitários – envolvidos no planejamento do censo; e agentes censitários – responsáveis pela logística e acompanhamento da coleta de informações.

Para garantir que todas as residências fossem visitadas, o IBGE dividiu o território brasileiro em 314 mil setores, chamados setores censitários. “Durante os primeiros meses deste ano, percorremos 224 mil desses setores para catalogar todas as casas de endereçamento definido. Os setores que ainda não foram visitados são rurais ou não têm endereçamento regular. Ainda assim, eles estão mapeados e todos esses dados estarão no computador de mão usado pelo recenseador”, diz Nunes.

De acordo com o IBGE, o censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o Instituto.

CENSO 2010 PODE SER RESPONDIDO VIA INTERNET

Quem não quiser, ou não tiver tempo, poderá responder o questionário do censo via internet. Para isso, primeiro você terá de ser visitado por um recenseador. Se realmente não puder responder pessoalmente, basta manifestar o desejo de completar o questionário pela internet. O recenseador lhe entregará um envelope com o código de acesso e o endereço eletrônico. Você terá 10 dias para responder.

Responder o censo pela internet é um direito e uma opção sua, alguns recenseadores poderão querer dificultar a escolha dessa opção sob a alegação de que “isso atrasaria o trabalho deles”. No entanto, temos todo direito de optar por responder via internet.

No entanto, fique atento ao prazo, se realmente tem condições de cumprir.
A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, obriga a prestação de informações estatísticas. O texto do Art. 1º estabelece que toda pessoa que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando à execução do Plano Nacional de Estatística. E de acordo com a Lei nº 5.564, de 14 de novembro de 1968, a “não prestação de informações nos prazos fixados” gera multa de até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no país. O pagamento da multa não livra o infrator da obrigação de prestar as informações.

ATENÇÃO: O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários. Se receber algo do tipo, não abra. Pode ser um vírus de computador.

COMO RECONHECER OS RECENSEADORES

Colete, boné e crachá fazem parte do uniforme dos recenseadores do IBGE ao visitar os domicílios. Por isso, antes de receber alguém em sua casa, verifique a veracidade das informações.

As peças do uniforme do recenseador são devidamente identificadas com o logo do Censo 2010 e com o nome do IBGE. O agente também deve estar portando o PDA, computador de mão usado para a coleta de dados em todo o país.

No crachá, devem constar o nome e a foto do funcionário. Ainda assim, o cidadão pode, se preferir, entrar em contato pelo telefone 0800 721 8181 para confirmar se a pessoa é, de fato, recenseadora do Instituto.

AS NOVIDADES DO CENSO 2010

O uso do computador de mão por todos os recenseadores é uma das maiores novidades para o Censo 2010. Mas algumas inovações estão previstas também no questionário. Alguns temas e perguntas passarão a fazer parte dessa pesquisa pela primeira vez em 2010.

“Introduzimos um levantamento de etnias e línguas faladas em comunidades indígenas. Isso ocorrerá pela primeira vez neste censo”, diz Zélia.

Questões sobre raça, que são autodeclaratórias, passarão a aparecer, em 2010, no questionário básico, e não mais no de amostra. Também haverá perguntas sobre emigração internacional, que ajudarão a traçar um perfil da população brasileira.

No que se refere a constituição familiar, os mais novos temas serão a responsabilidade compartilhada pela casa e arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

O censo também perguntará pela primeira vez sobre a existência de telefone celular, motocicleta e acesso à internet nos domicílios. Já itens considerados obsoletos, como a posse de videocassete, serão retirados do questionário.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!