I Conferência Regional de Trânsito em Bacabal

Compartilhe esta postagem:

Com o tema Segurança no Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) realizou na última quarta-feira, (30/07) no Real Place Buffet e Eventos, em Bacabal, a I Conferência Regional de Trânsito do Estado.

 O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, agentes de trânsito, policiais militares e autoridades envolvidas com o Trânsito do Conselho Estadual de Trânsito, do Detran-MA e das Circunscrições Regionais de Trânsito de Bacabal, Codó, Santa Inês e Pedreiras.

O evento foi aberto com a composição da mesa com as autoridades onde o Diretor Geral do Detran, Flávio Trindade Jerônimo, abriu os trabalhos falando da importância do evento. “Hoje o trânsito é pauta constante nos meios de comunicação e os acidentes infelizmente registram um número cada vez maior de mortes. A conferência tem o objetivo de discutir e refletir sobre essa e outras situações que já fazem parte do cotidiano das grandes cidades do Maranhão!”.

Logo depois, o Superintendente de Epidemologia e Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Henrique Jorge dos Santos, falou sobre os impactos dos acidentes de trânsito na morbidade e na mortalidade. “Não tem doença que mate mais que o Trânsito. Os índices de mortalidade no trânsito são maiores do que qualquer doença não transmissível!”, alerta o especialista em saúde, ao revelar que a Secretaria Estadual de Saúde está realizando um levantamento preciso dos índices e custos com acidentados de trânsito nos hospitais públicos.

No período da tarde, os trabalhos foram reiniciados com a palestra “O sistema nacional de trânsito, a política nacional de trânsito e o município como parte integrante no sistema nacional de trânsito e a importância da Policia Militar”. Esse painel foi apresentado pela advogada do Detran e coordenadora do setor de Infrações do Departamento, Selmah Carvalho da Silva dos Reis e pelo ex-comandante da PMMA e consultor de trânsito, Alcino Batista da Silva.

O evento foi encerrado com o painel “O Desafio da mudança de comportamentos e a redução do número de acidentes nas cidades que possuem o trânsito municipalizado, que contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Codó em parceria com a Câmara Municipal, Policia Militar e Ministério Público.
A apresentação foi feita pelo Vereador João de Deus, pelo Prefeito Zito Rolim e pelo Promotor do Ministério Público de Codó, Dr. Gilberto França Câmara Jr.

“O evento cumpriu seu objetivo de promover a reflexão e o encontro entre os cidadãos, agentes de trânsito e representantes do Trânsito para discutir a situação atual do trânsito”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade . A conferência também marcou o início dos cursos de atualização e capacitação para agentes de Trânsito que o Detran promove paralelamente em Bacabal e Lago da Pedra de 1 a 3 de julho.
________________
Referência: Detran – MA.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!