Enem 2009: melhores e piores escolas do MA

Compartilhe esta postagem:

Dados do Enem 2009, divulgados nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação, revelam que três escolas particulares de São Luís e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, também de São Luís, são as melhores instituições do Estado do Maranhão. Mas o Maranhão também é o Estado com o maior número de escolas entre as 20 piores do país.

São cinco escolas da rede estadual de ensino: Centro de Ensino Vicente Maia, São Luís (3ª pior); Centro de Ensino Profª Juvenilia Soares Sousa, Buriticupu (4ª pior); Centro de Ensino Cristino Pimenta – Anexo II, Bacuri (9ª pior); Centro de Ensino Livino de Sousa Resende – Anexo, Itaipava do Grajaú (12ª pior); e Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, São Luís (18ª pior). Entre as 20 melhores escolas do país, o Maranhão não aparece.

AS MELHORES E PIORES ESCOLAS DO BRASIL E DO MARANHÃO

Em primeiro lugar, como a melhor escola do Brasil, está o Colégio Vértice, em São Paulo. O colégio particular teve média de 749,70 pontos. No Maranhão, a melhor escola do Estado é particular: Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, de São Luís, que teve média geral de 693,37 pontos.

Na outra ponta, como o pior colégio do país, está a Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, no município de Santo Antônio do Iça, no Amazonas. A escola obteve média de 249,25 pontos. Já no Maranhão, a pior escola foi o Centro de Ensino Vicente Maia, 3ª pior do Brasil, com média de 320,02 pontos.

ESCOLAS PÚBLICAS

No Maranhão, as cinco melhores escolas públicas, segundo dados do Enem, são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão de São Luís, Imperatriz e Zé Doca, no Ensino Médio Regular e na Educação para Jovens e Adultos. Já as cinco piores, são as que estão entre as 20 piores do Brasil, todas do ensino estadual.

ESCOLAS PARTICULARES

As cinco melhores escolas particulares do Estado estão em São Luís. São elas: Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, Jardim Escola Crescimento, Colégio Educator, Colégio Dom Bosco e Colégio Santa Teresa. Respectivamente, eles obtiveram, no Enem 2009, as medias 693,37, 692,29, 683,92, 663,04 e 661,39.

Entre as cinco piores particulares do Maranhão, no entanto, duas estão em São Luís, uma em Santa Luzia, uma em Pindaré-Mirim e uma em Brejo. De acordo com a média do Enem 2009, a pior do Estado é a Escola Anna Adelaide Bello, que fica em São Luís, na avaliação da Educação para Jovens e Adultos. A média da escola foi de 440,64 pontos.

A segunda pior foi o Cenec Oscar Galvão, em Pindaré-Mirim, com média 461,67; seguido da Fundação José Pereira Damasceno, em Santa Luzia do Paruá, com média 469,53; Colégio Padre Rogério Dubois, em São Luís, com média 471,29; e Colégio Diocesano Ateneu Costa Bacelar, com 474,75 pontos.

ESCOLAS DA CIDADE DE BACABAL

As escolas aqui de Bacabal também não foram muito bem de acordo com a nota do Enem 2009. Nenhuma escola da cidade ficou entre as melhores no ranking estadual muito menos no nacional, pelo contrário, conseguiram ficar nas piores posições.

Dentre as escolas públicas de Bacabal, o Centro de Ensino Arimathea Cysne está entre as 20 piores do Maranhão, na 18ª colocação com apenas 395,24 pontos no Enem 2009. Já entre as escolas privadas, temos duas de Bacabal nas piores colocações do estado: na 11ª pior colocação, o Instituto Educacional Monteiro Lobato com 501,22 pontos e na 16ª colocação, o Colégio Reis Magos com 518,65 pontos.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!