Endereços IPs acabam em um ano

Compartilhe esta postagem:

Especialistas e estudiosos da internet estão preocupados com a iminente escassez dos endereços IP. Segundo algumas previsões, esse tipo de endereço deve chegar ao seu limite em menos de um ano.

Endereços IP são números atribuídos a todos os dispositivos – computadores, telefones, carros, sensores sem fio etc – para que esses possam se logar à internet.

O atual sistema permite a criação de apenas 4 bilhões de endereços na internet, e todos estarão esgotados em menos de um ano, segundo informou o presidente da associação responsável pelos registros de internet nos EUA, John Curran.

Considerado “um dos pais da internet”, Vinton Cerf também se mostra preocupado com o futuro dos endereços IP. “Acho que estamos chegando ao limite no espaço de endereço IP para a internet”, disse ele, segundo a “CNN”, observando que, se nada mudar, poderá se desenvolver um “mercado negro” para esses endereços de internet.

No sistema atual de atribuição de endereços IP, que parecem com uma série de quatro números com períodos entre eles, só pode lidar com 32 bits de dados. Pesquisadores vêm trabalhando por mais de uma década no chamado IPv6, sendo v6 de “versão 6”, que permitiria um número muito maior de endereços IP, lidando com 128 bits de informação. Mas, de acordo com relatórios sobre o tema, a adoção tem sido lenta, informou o “ReadWriteWeb”.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!