3º Enduro – Rally do Pirão: 650 km de percurso

Compartilhe esta postagem:

A organização concluiu a conferência dos 650 km de percurso do 3º Enduro-Rally do Pirão, prova que largará de Teresina com destino a São Luís, Maranhão, perfazendo dois dias de competição que valem pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM e também como etapas do Campeonato Maranhense de Enduro.

Agora é pra valer: feras do off-road do motociclismo nacional, entre elas campeões brasileiros em várias categorias, brigarão pelos pontos no campeonato nacional. A programação do Rally começa em Teresina, capital do Piauí, no próximo dia 16 de julho, a partir das 8 horas da manhã, no restaurante Sítio Casa Grande (Zona Leste), onde os competidores farão as vistorias técnica e médica. A partir das 19 horas, começa o briefing técnico, onde serão repassadas informações importantes da prova, horários de largada, sorteio de largada para os dois dias de prova, 17 e 18 de julho. A prova contará ainda com competidores de carro 4×4 e quadriciclos.

IMAGEM - 3º Enduro-Rally do Pirão

No dia 17, a prova sai de Timon, com destino e pernoite em Bacabal, ambas no Maranhão. Serão 370 Km de percurso. No dia 18, a prova largará de Bacabal para a chegada final na capital São Luís, com mais 280 Km. A conferência da prova serve para conferir e aferir cada trecho marcado durante o levantamento do percurso e marcado na planilha ou mapa que será entregue a cada competidor.

PONTOS ALTOS DA PROVA – O primeiro dia de prova, entre Timon e Bacabal, a largada oficial será da concessionária Honda Sol Nascente, em Timon, onde será oferecido um café da manhã aos participantes a partir das 06 horas da manhã. Às 7 horas, largará o primeiro piloto em direção a Caxias e a aferição será feita nos primeiros 4 km na rodovia BR 316.

IMAGEM - 3º Enduro-Rally do Pirão

“O dia começa com caminhos de terra, balaios e estradinhas de muita areia dentro da mata fechada, verdadeiros túneis, que exigirão muita atenção na navegação. Alguns riachos, trilhas com cavas no meio de floresta de babaçu, terreno sem pedras e médias horárias justas sem dar chance ao piloto de vacilar”, disse o diretor da prova, Erlich Cordão, que também é vice-presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP).

Em alguns trechos desse dia, passagem pela linha férrea que liga Teresina – PI a São Luís, que exigem atenção. O primeiro neutro será no posto da Petrobras, no povoado Brejinho que fica na BR 316. Em seguida, uma trilha com muita areia, curvas e se vacilar é queda, na certa. Na cidade de Caxias, o segundo neutro, uma parada de 10 minutos para abastecimento. A prova segue até a fábrica da cerveja Schincariol, onde a partir daí segue sob a linha de alta tensão, um trecho de muita areia e arbusto, com mato crescido. Os rios da região e as fazendas de gado obrigam os enduristas a fazerem deslocamentos pelo asfalto, pois não há saída em algumas ocasiões.

IMAGEM - 3º Enduro-Rally do Pirão

Em São Luís Gonzaga a última parada técnica e depois um trecho bem travado com muitas cavas e erosões até a chegada na Japan Motos, em Bacabal. “Eu considero o ponto alto desse dia um trecho técnico na chegada da cidade de Caxias, com subidas, descidas e pedras. A prova está maravilhosa, tem todo tipo de terreno. Será um mini Piocerá”, disse o presidente da Federação de Motociclismo do Maranhão (FMMA), que acompanhou a conferência, Paolo Mussalém.

O segundo dia, entre Bacabal e São Luís, começa com mais trilhas e muita navegação. O primeiro trecho até a cidade de São Mateus será uma travessia por várias fazendas, corredores e piso duro. Até a primeira parada para abastecimento terá um roteiro magnífico, mata virgem, muita navegação e lugares que parecem que o tempo parou. Trilhas, que foram usadas no “Rally Piocerão 1998”, médias horárias justas e algumas cavas e atoleiros poderão surpreender. Um trecho para quem gosta de acelerar.

Após o neutro em Itapecuru-Mirim, a prova segue em rumos diferentes até se encontrarem na cidade de Santa Rita. Para as motos o trecho mais bonito e técnico do dia, a Trilha do Pifó e um balaio no povoado Pirinãn serão os pontos altos do dia. Já para os Carros 4×4 e quadriciclos haverá um deslocamento até a BR 135. Após Santa Rita, as motos seguem margeando a linha férrea de Carajás e por último a chegada no Shopping Rio Anil, em São Luís, local também da premiação a partir das 19 horas.

Para participar, basta se inscrever na Radical Produções pelo site www.radicalproducoes.com.br. Mais informações: (86) 3231-0910 ou ainda pelo e-mail [email protected] O 3º Enduro-Rally do Pirão tem patrocínio da Construtora Franere, Rio Anil Shopping e Japan Motos. Co-patrocínio: Concessionária Honda Bacabal. Apoio: Prefeitura Municipal de Teresina – PMT-SEMEL, Sol Nascente Motos, Alphagraphics, Max Comunicação e 4×4 Rent a Car. Supervisão: CBM, Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Federação de Motociclismo do Maranhão (FMMA) e Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM). A realização é da Radical Produções.

3º ENDURO-RALLY DO PIRÃO
CAMPEONATO BRASILEIRO E MARANHENSE DE ENDURO DE REGULARIDADE

Briefing 1º dia: Teresina – Bacabal
Percurso = 370 km
Tempo de prova: 8 horas e 21 minutos
Calibragem dos pneus: motos – 16lbs: dianteira e traseira – Carros 4×4: 22lbs

Briefing 2º dia: Bacabal – São Luís
Percurso = 280 km
Tempo de prova: 6 horas e 561 minutos
Calibragem dos pneus: motos – 16lbs: dianteira e traseira – Carros 4×4: 22lbs
________________
Referência: Márcia Cristina, assessora de comunicação.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!