1º dia do Rally do Pirão 2010: Timon a Bacabal, quase 400 km de velocidade e calor

Compartilhe esta postagem:

A 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para motos começou neste sábado (17) com muita movimentação na concessionária Honda Sol Nascente Motos em Timon, Maranhão, vizinha à capital do Piauí Teresina e separada apenas pelas águas do Parnaíba. Depois do Briefing no dia anterior, em Teresina, participam da competição 64 motos, 11 carros 4×4 e 10 quadriciclos. Com dois dias de prova, o sábado começou com a etapa mais longa da prova, com 370 Km, entre Timon e Bacabal. O calor, as belas trilhas e a diversidade do terreno fizeram da etapa uma das mais bonitas e técnicas do Brasileiro. O sol não deu trégua com temperaturas acima de 30 graus.

Muitos competidores elogiaram os trechos, muito bem escolhidos, segundo eles. “A prova está muito interessante, com paisagens marcantes e com navegação e trechos muito bem elaborados”, disse a dupla de carro 4×4 de Teresina, Maycon Gomes e Daniel Rocha, que estão correndo em um Troller.

IMAGEM - Rally do Pirão 2010 - Quadriciclo na trilha

Já nas motos, o campeonato continua enrolado e muito longe de despontar para um possível campeão brasileiro, já que ainda serão realizadas mais duas provas do campeonato nacional. O piloto catarinense da categoria Sênior Emerson Vicente, que está em segundo lugar no Nacional, disse que adorou as trilhas, a escolha do percurso e só sentiu mesmo o calor da região. “Eu venho de um lugar onde a temperatura está a um grau positivo, então só o calor incomoda, mas os organizadores estão de parabéns, prova muito bem elaborada, sem erros, muita navegação. Está perfeita”, disse o piloto que mora em São Ludgero.

IMAGEM - Rally do Pirão 2010 - Master - Dário Julio e Guilherme Cascaes em neutro

Na Master, a categoria dos pilotos que estão no auge da carreira, a briga continua acirrada entre o atual campeão brasileiro, mineiro Dário Júlio (piloto da Honda), os capixabas Jomar Grecco e Sandro Hoffmann, o catarinense Guilherme Cascais e o cearense Helâindo Onofre. “A prova está muito boa, em alguns trechos acho que faltou bump para sinalizar porque deixava dúvidas, mas foi mais no início. Acho que me atrasei um pouco tentando acertar, mas foi tudo bem”, disse Grecco.

RESULTADOS – Na etapa deste sábado, o vencedor das Master foi o terceiro colocado no campeonato, Guilherme cascais; em 2º ficou Sandro Hoffmann, o 3º é Dário Júlio, o 4º foi Helâindo Onofre e em 5º o gaúcho Marcelo Fabro. Na categoria Sênior, o vencedor foi Breno Felner, do Espírito Santo, em 2º mantendo a regularidade o catarinense Emerson Vicente; em 3º o maranhense Miguel Mussalém; em 4º o piauiense Fred Oliveira, os únicos inscritos na categoria.

IMAGEM - Rally do Pirão 2010 - Master - Dário Julio

Os resultados extraoficiais apontam os primeiros colocados nas categorias Over, Junior, Novato e Estreante. Na Over, o resultado ficou assim: 1º – Aloisio Sfalsim – ES, 2º -Eduardo Corona – SP, 3º – Mardem Frota – PI, 4º Wilmar Possamai – SC e 5º Flávio Dagoberto – PE. Também extraoficial, a categoria Júnior classificou assim: 1º – Filipe Fernandes – ES, 2º – Eudes Barbosa – PI, 3º – Rhavy Pessanha – PI, 4º – Sérgio Mota – MA e 5º – Daniel Dino – MA. Na Novato – 1º Gil Milbratz – MG, 2º – Allan do Cano – MA, 3º – Mário Henrique Rodrigues – PI, 4º – Samuel Castelo Branco – PI e 5º – André Serafim Montanha – SP. Estreante – 1º – Rodrigo Castro – MA, 2º – Márcio Martins – MA, 3º – Edmar Rocha Filho – MA.

IMAGEM - Rally do Pirão 2010 - Largada

A PROVA – O primeiro dia, entre Timon e Bacabal, a largada foi da concessionária Honda Sol Nascente. Às 7 horas, largou o primeiro piloto de moto em direção a Caxias, onde a aferição se deu nos primeiros 4 km na rodovia BR 316. Para começar um laço ou pegadinha para testar os pilotos, quem descuidou se perdeu logo e claro as imagens de satélite pelo sistema GPS Totem gravou os erros de cada um.

Caminhos de terra, balaios e estradinhas de muita areia dentro da mata fechada, verdadeiros túneis, que exigirão muita atenção na navegação. Alguns riachos, trilhas com cavas no meio de floresta de babaçu, terreno sem pedras e médias horárias justas sem dar chance ao piloto de vacilar.

IMAGEM - Rally do Pirão 2010 - Carro em riacho, perto de Timon - MA

A etapa foi longa, devido a dificuldade que os organizadores encontraram de estabelecer um percurso mais reto. A grande quantidade de riachos e rios temporários fizeram a diretoria de prova, comandada por Ehrlich Cordão, buscar trechos alternativos e mais longos. Mas a satisfação foi geral e poucos erros de planila foram registrados e somando-se às belezas das paisagens maranhenses o dia pode ter sido considerado positivo.

A segunda e última etapa largará neste domingo (18), de Bacabal a São Luís, com 280 Km.
________________
Referência: Márcia Cristina – Assessora de comunicação.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!