CRDH realizou palestra em Bacabal sobre Direitos Humanos
Compartilhe esta postagem:
Os direitos humanos foram o foco principal de palestras informativas realizadas, nesta quinta-feira (17), pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc). O Seminário fez parte da apresentação das atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Bacabal à sociedade civil, lideranças comunitárias, universitários e representantes das Secretarias de Saúde, Cultura e Assistência Social do município.
Segundo o secretário Sergio Tamer, a capacitação faz parte da rotina da Sedihc que visa atualizar os profissionais do Centro, além de realizar um trabalho de integração com a população local. “Nosso objetivo é estreitar o elo com os direitos humanos e nos preparar para desenvolver ampla ação em todos os municípios do Médio Mearim, a partir do Centro de Referência em Direitos Humanos de Bacabal”, afirmou.
Maria Ideltrudes Freitas, superintendente de Promoção em Direitos Humanos da Sedihc, contextualizou a temática no estado, destacando a importância do controle social. “É importante que essas pessoas conheçam seus direitos para saber como reivindicá-los e, principalmente, para repassar as informações aqui adquiridas, atuando como multiplicadores”, avaliou.
“Cidadania e Orgulho LGBT e Homofobia” também foram assuntos levantados em outro painel de exposição. Na ocasião, o ativista Guilhon Filho expôs a situação de preconceito e de conquistas dos direitos voltados a essa população. “A lei nos assegura o direito à igualdade”, declarou.
Para Francisca Rodrigues, participante do Encontro, essas questões abrem espaço para uma discussão saudável. “Em nossas casas alguns temas são tabus, mas aqui a gente aprende que é importante falar sobre tudo com a família para que crimes como a pedofilia, por exemplo, sejam denunciados, investigados e punidos”, alertou.
Os direitos da pessoa idosa também tiveram destaque na programação do evento, pois no dia 15 foi celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra o idoso. Paula dos Anjos e Luziane Moreira, pedagogas responsáveis pela apresentação, falaram a respeito de discriminação, como se prevenir de fraudes e extorsões e formas de envelhecer de maneira saudável.
O Centro de Referência em Direitos Humanos tem o objetivo de atender, acompanhar e monitorar todas às violações dos direitos humanos no Maranhão. O órgão é vinculado à Sedihc e teve sua implantação na gestão da governadora Roseana Sarney.
Hoje, o Maranhão conta com três Centros: Açailândia, Bacabal e Imperatriz. A missão do CRDH é fortalecer a auto-estima e estimular a reconstrução da cidadania das vítimas discriminadas pela diversidade sexual, étnica, racial, cultural, de gênero e de crenças religiosas, crimes de tortura, trabalho escravo e homofobia.
________________
Referência: Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.
• CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.
Seja o primeiro a comentar!