Criança de 2 anos fuma 40 cigarros por dia

Compartilhe esta postagem:

Aldi SugandaRizal, uma criança de apenas de 2 anos, é comumente visto fumando cigarros enquanto brinca com outras crianças em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. Segundo relatos da família, ele é viciado em cigarro e fuma 40 por dia. Ele começou a fumar aos 18 meses, quando seu pai lhe ofereceu uma tragada.

“Quando fica sem fumar, ele fica enfurecido, grita e bate a cabeça na parede”, disse sua mãe, Diana, de 26 anos. “Ele me disse que fica enjoado e doente.” Autoridades ofereceram à família um carro se ele parar de fumar, mas o pai, que é peixeiro, disse não ver problema. ‘Ele me parece bem saudável’, disse.

Essa emana, Diana, a mãe de Aldi Suganda, viajou com ele para a Capital Jacarta em busca de tratamento para o filho. “Fumar tem sido parte de nossa cultura há tanto tempo que não é algo percebido como danoso, que causa doenças, que é tóxico”, afirmou Seto Mulyadi, presidente da Comissão Nacional para a Proteção da Infância da Indonésia. “Muitos adultos carregam um bebê em uma mão e o cigarro em outra. Até mães não compreendem que estão envenenando seus filhos.”

É impressionante a razão pela qual Diana levou o filho para a capital: não por preocupações com a saúde do menino, mas por causa do custo do vício, equivalente a R$ 7 por dia.

Diana disse à que Aldi chega a vomitar quando não fuma, e já bateu a cabeça contra a parede durante crises de abstinência. “Mesmo quando ele era um bebê, quando sentia cheiro de cigarro ele ficava feliz.”

“Para nós, não é nada chocante, mas algo muito, muito triste”, declarou Mulyadi. “O que sabemos sobre esse fenômeno é apenas a ponta do iceberg.” Estudo da comissão que ele dirige indica que o número de crianças entre 5 e 9 de idade anos que fumam na Indonésia saltou 400% entre 2001 e 2007.

A Indonésia é o único país da região Ásia-Pacífico que não ratificou o tratado da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o controle do tabaco. Projeto de lei a respeito está parado no Legislativo há anos, informa a CNN.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!