Tecnologia porporciona prazer e felicidade

Compartilhe esta postagem:

A tecnologia da informação, normalmente, é associada à praticidade, mobilidade, dinamismo e entretenimento. Mas um instituto britânico descobriu que ela proporciona até prazer, felicidade.

O estudo foi feito com 35 mil pessoas em vários países. Os pesquisadores perguntaram sobre o impacto da tecnologia da informação na vida de cada um.

A conclusão: ela tornou essas pessoas mais felizes porque despertou uma sensação maior de liberdade e autonomia. Essa sensação aumentou o bem-estar.

A psicóloga Rosa Farah, que estuda o assunto na PUC-SP, explica que o bem-estar nasce com a sensação de inclusão, de fazer parte da aldeia global. “Ainda que seja uma voz na tela, um texto, mas eu posso opinar, posso ouvir a opinião do outro, interagir. Não só alguém que recebe a informação, mas alguém que participa do processo de gerar informação”, diz Rosa.

A pesquisa também destaca que esse efeito aparece mais nas pessoas com menos escolaridade, renda mais baixa e nas mulheres – em especial, aquelas de países em desenvolvimento, onde a discriminação e o isolamento social tendem a ser maiores.

A costureira Francinilda Oliveira da Silva comprou em dez prestações o laptop que usa para se comunicar com os filhos. “Eu vou para algumas reuniões, para algum lugar, e levo. É muito bom”, conta.

Do jeito como ela fala, nem dá para duvidar que tecnologia traz felicidade. “Às vezes, a gente está meio tristinha e tem lá uma mensagem linda que te levanta o astral, deixa mais feliz, mais contente. Então eu não me sinto sozinha, me sinto acompanhada de um monte de gente”, diz Francinilda.
______________
Fonte: Portal G1.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!