Bate-papês, o idioma universal – Por Allan Alexandre*

Compartilhe esta postagem:

Há tempos que as pessoas discutem qual será o idioma universal, aquele que será usado na maioria dos lugares, que todos terão o mínimo de conhecimento.

Passamos pelo francês, esperanto, inglês, espanhol e existem até o que defendem o mandarim, afinal a China é o país que mais cresce nesse mundão de meu Deus.
Bate-papês
Tenho opinião que o idioma que mais se expande é a linguagem dos bate-papos conhecidos como CHAT. Essas formas de linguagem variam, e variam muito, entre países e até mesmo entre cidades, pois as gírias regionais são muito usadas, além de abusarem nas abreviações, economizando tempo para teclar as respostas no bate-papo, porém a sua essência é sempre a mesma, facilitar a comunicação.

Essa linguagem, além de identificar se o usuário é novato, também dão dicas sobre a idade, o nível cultural e se o mesmo faz parte da “tribo” e chegam a ser irreconhecíveis para quem não é “do ramo”. Muitos usuários utilizam o Bloco de Notas ou o Word, com dezenas de frases prontas para uso nas salas de bate-papo.

Por outro lado, existem muitos educadores que recriminam e abominam esse novo “idioma”, e devo confessar, que como professor, faço coro com eles em alguns casos, afinal escrever uma resposta em prova ou trabalho escolar nesta linguagem, parecendo que esta conversando numa sala de bate-papos com um amigo, não fica bem e alguns professores nem vão entender o que estará escrito.

Veja alguns exemplos das abreviações e dos chamados “Emoticons”, ou ícones (símbolos) que procuram passar o sentimento do usuário naquele momento. O uso desses emoticons serve para aproximar o CHAT de uma conversa normal, travada numa mesa de bar, por exemplo.

BLZ = Beleza
TC = quer Teclar ?
VC = Você
PQ = Por que
HJ = Hoje
KDVC = Cadê você?
TB = Também
PCO = Parceiro (em sites de jogos)
KKKKK = Gargalhada
Fazer CIA = Fazer Companhia
Q = Que
BJS = Beijos

[]’s Abraços
😀 Alegre
:-* Beijo
|-O Bocejando
¦ ( Chateado
:’-( Chorando
(@@) Espanto
🙂 Feliz
:-)))) Gargalhando
:[email protected] ou : -V Gritando
😉 Piscando o olho
🙁 Triste
|-) Ficando com sono
😛 Mostrando a língua
::-) Uso óculos
:-(#) Uso aparelho dentário
X-) Tímido

Algumas salas de bate-papo e os atuais programas de comunicação instantânea, como o Messenger, possuem vários Emoticons, para serem usados durante uma conversa. Com a evolução desses programas, os sinais gráficos se tornaram desenhos facilmente reconhecíveis, facilitando a vida tanto dos novatos, quanto dos experts, pois não é preciso digitar tanto. Mas as gírias e abreviações… essas ainda não tem jeito.
____________________________________________

IMAGEM - Allan Alexandre

*Allan Alexandre – Msc em Bioengenharia, Engenheiro no projeto do supercomputador CPTEC/INPE, docente no Senac-SP, FATEA e UNIVAP, especialista em Engenharia de Software, Redes e infra-estrutura.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Meu caro professor CASTRO, gostei da matéria que vossa excêlencia fez a respeito, de A linguagem que vai dominar o mundo, pois Eu, e minha esposa tivemos liçoes MARAVILHOSAS, que DEUS abençõe você e este conceituado SITE.
    Ass: Edmilson Silva Moura e sua esposa Maria Helena Martins Moura
    Bacabal-MA.