Parabéns Bacabal – Por Liduina Tavares*

Compartilhe esta postagem:

Em noventa anos é possível acumular tanta experiência que pelo menos quatro gerações são beneficiadas com os saberes de quem já viveu tempo suficiente para ensinar.
Mas noventa anos não tem sido bastante para ensinar à maioria que, em ordem decrescente dos dias vividos, estamos contribuindo com o fim de nossa história, pois a corrida desenfreada para o poder de mercado tem levado alguns poucos endinheirados a trocar o campo de plantação de alimentos para saciar a fome de cerca de cem mil habitantes, por campo para plantação de capim para satisfazer o ego de criadores e alimentar uma quantidade de mais de quinhentas mil cabeças de gado. Sim, Bacabal já tem um rebanho bovino cinco vezes maior que sua população de homens e mulheres. Por questões fundantes como esta eu convido a todos à reflexão dessa minha pretensa poesia contemplativa dos noventa anos de nossa cidade.

NOSSA TERRA (BACABAL) – LIDUINA TAVARES*

Minha terra tinha palmeiras,
Agora quase não há!
Tinha o canto do passáro,
Hoje, aonde canta o sabiá?
Matas totalmente devastadas,
O rio a não suportar,
Quisera meu Deus, quisera
O ambiente aguentar
Esse desatino do homem
Que tem prazer em devastar.
Mas a natureza nos responde
Com catástrofes a dizimar
Dezenas, centenas de seres
Que não sabem preservar.
Espero que o bacabalense
Possa colaborar
E nos noventa anos do municipio
Com o meio ambiente a reclamar
Possa cada cidadão
Um presentinho lhes dá:
Respeito para com a natureza,
Nossa mãe a nos abraçar.

____________________________________________

IMAGEM - Liduina Tavares

*Liduina Tavares – professora da rede estadual de ensino do Maranhão, Pedagoga, especialista em Planejamento Educacional, ex-secretária de educação de Bacabal, membro fundadora da Rede de Defesa de Direitos da Cidadania, vereadora no 1º mandato.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!