Google alerta para antivírus falso

Compartilhe esta postagem:

Um estudo do Google divulgado essa semana, alerta para os softwares de antivírus falsos, uma ameaça cada vez maior ao mundo virtual. duranta 13 meses, de janeiro de 2009 a fevereiro de 2010, foram analisados 240 milhões de sites na web e foi constatado que 15% dos programas maliciosos para computadores, são antivírus falsos.

A pesquisa detectou ainda que mais de 11 mil domínios registrados na web distribuem antivírus falsos e mais da metade desses programas são enviados às vítimas como forma de anúncio comercial.

Internautas são convencidos a baixar os programas que, ao serem instalados, podem roubar dados ou forçar o usuário a fazer pagamentos para registrar o produto falso.

Um dos principais meios usados pelos hackers do mal para espalhar esses programas falsos são as técnicas de optimização de buscas chamadas de black hat (chapéu preto), que manipulam as buscas para enganar os usuários, oferecendo conteúdo diferente.

Os hackers usam notícias populares, como a morte de Michael Jackson. Depois, criam um website cheio de conteúdo que pode aparecer como primeira opção nos sites de busca. Qualquer um que clicar no link receberá um pop-up com um novo link para um software antivírus falso.

O Google usa mecanismos para filtrar esses websites, mas a empresa afirmou que os hackers estão conseguindo evitar serem detectados porque mudam os domínios que usam de maneira rápida.

Para se proteger, você deve ser familiarizado com seu próprio programa de antivírus e suspeitar sempre se recebere um link pop-up pedindo algum tipo de pagamento para a limpeza do computador. Se você já tem um antivírus instalado, não deve se preocupar com isso.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    NÃO EXISTE LIBERDADE DE EXPRESÃO SEM IMPRENSA LIVRE.COMO VC PODE DETERMINAR O QUE AS PESSOAS DEVEM COMENTAR OU NÃO?

  2. Raimundo de Castro disse:

    Em hipótese alguma estou determinando o que deve ser comentado.

    Apenas não quero chingamentos e ofensas pessoais em meu site.

    Você é livre para comentar o que quiser, inclusive criticar, descordar, etc, desde que respeite o direito dos outros.