Brasil é vice-campeão no envio de spam

Compartilhe esta postagem:

O Brasil é o segundo país do mundo que mais envia spans, as famosas mensagens indesejadas via e-mail. Antes o Brasil ocupava a quinta colocação.

Existem quadrilhas especializadas na venda de e-mails na web para esse fim. São milhões de e-mails e até programas que prometem capturar milhares de e-mails pela web.

Dentre os vários tipos de spans, recebemos propaganda, boatos e uns que podem nos causar sérios prejuízos. Um tipo de spam muito comum são os que convidam para ver fotos que no texto ou assunto trazem escrito ‘venha ver as fotos da festa’. Clicar no link de mensagens desse tipo faz com que programas maliciosos sejam instalados no computador e provocam sérios danos. Outro spam muito comum são as mensagens que pedem atualizações de dados bancários. Você recebe supostos e-mails de bancos que você nunca teve conta.

Pouca gente sabe, mas 85% dos spams que circulam pelo mundo são enviados de computadores infectados por vírus ou por programas maliciosos. É o que se conhece como rede zumbi.

As máquinas atacadas passam a ser controladas remotamente por outro computador, e enviam milhares de e-mails sem que o dono desconfie. Alguns escondem programas que roubam informações.

No mercado paralelo, número e senha de um cartão de crédito chegam a valer US$ 30. O acesso à conta pode custar até US$ 850 dólares.

Já para o envio indiscriminado de propaganda via e-mail ainda não há punição, porque não existe lei específica no Brasil.

As empresas de marketing na internet criaram um código de regras que deve entrar em vigor no segundo semestre. Elas se comprometem a mandar e-mails com propaganda apenas com autorização prévia de quem recebe ou para quem já foi cliente. Mas deixam uma brecha: empresas parceiras da que foi autorizada também podem usar esse mesmo banco de dados.

O usuário não sabe quais são os parceiros na hora que autoriza. No processo de cadastramento o usuário vai ter controle para a qualquer momento exercer a sua opção de não receber mais e-mail daquela empresa parceira ou até da própria empresa para qual ele deu autorização.

O melhor remédio contra os spans é se prevenir sempre. Mantenha sempre seu anti vírus atualizado e desconfie de qualquer e-mail suspeito que receber.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!