Celular da China presta?

Compartilhe esta postagem:

Sim e não! Depende da finalidade que você quer usar o aparelho, marca, modelo, manuseio… Uma série de fatores que pretendo explicar neste artigo e no final você possa fazer uma boa escolha entre um celular da China ou de marca famosa.

Devemos considerar que atualmente, é praticamente impossível existir um produto eletrõnico que não foi fabricado na China ou tenha pelo menos um dos componentes feitos lá. Só para ter uma idéia, a Itautec se autodenomina uma empresa genuinamente brasileira, na verdade importa os notebooks da China, coloca a logomarca da empresa e vende com o marketing dizendo que são feitos no Brasil. Inúmeras outras empresas também fazem isso.

Quanto aos celulares da china, atualmente viraram febre. Pelo menos já tive o prazer de experimentar 4 deles: Comprei um Eyo T800i, fiz uma avaliação dele aqui no site. Vendi porque achei muito grande, comprei um Foston FS-862. Experimentei dois de amigos: o Vaic Fs-862 e o Eyo E-71.

O que mais nos atrai nesses celulares são as diversas funcionalidades, dentre elas as principais:
– 2 chips simultãneamente;
– Sintonizador de tv;
– Câmera digital de 8, 9, 10 megapixels ou mais;
– Mp3 player e rádio fm;

2 CHIPS SIMULTÂNEAMENTE
Para quem tem 2 chips e anda carregado 2 aparelhos ou tem apenas 1 e tem que ficar trocando o chip toda hora, essas é uma das melhores funcionalidades. É bem mais cõmodo andar com um único aparelho e ter dentro os 2 chips ao mesmo tempo. No entanto alguns aparelhos vêm com defeito e um dos leitores do chip não funciona.

SINTONIZADOR DE TV
Essa é uma boa função. Você pode assistir os canais locais da sua cidade, desde que esteja no perímetro urbano. Em cidades muito pequenas a sintonia é ruim. A maioria deles tem também a opção de gravar a programação.

CÂMERA DIGITAL
Dependendo da marca e modelo, o fabricante vai dizer que ele tem 8, 9, 10 ou mais megapixels. ISSO É PURA MENTIRA! Nenhum desses aparelhos tem uma resolução tão alta. Não se deixe enganar, se quer tirar fotos de qualidade, compre uma boa cãmera digital, que é o aparelho apropriado para isso. Alguns modelos, têm até a lente que se projeta para fora para dá a falsa impressão que a foto terá uma qualidade melhor, mas isso não influencia em nada.

MP3 PLAYER E RÁDIO FM
Atualmente, música num celular é tudo. Alguns aparelhos vêm com defeito e não identificam o cartão de memória. Nesse caso, ouvir música só pelo rádio.

JOGOS
A maioria dos celulares aceitam jogos no formato NES, mas instalar jogos desse tipo é uma verdadeira maratona. Alguns celulares identificam os arquivos numa boa, outras não. Alguns mais modernos já aceitam jogos no formato Java, mas com os mesmos problemas de identificação que os outros.

CÓPIA DA CÓPIA PIRATA
Por incrível que pareça, se já não basta ser falsificado, alguns desses aparelhos são cópias piratas de outros modelos que também são piratas. Quem já viu mais de um aparelho desse tipo basta prestar atenção no sistema operacional deles.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Nenhum desses aparelhos tem assistência no Brasil.

AFINAL, CELULAR DA CHINA PRESTA OU NÃO?
– Sim. Para quem não quer mais andar com 2 aparelhos, mas apenas um com os 2 chips e um aparelho que toque mp3, pode comprar um celular da China sim. No entanto não reclame quando ele apresentar algum tipo de defeito. Uma das melhores marcas desses aparelhos é a Foston.
– Não. Para quem quer usar todas as funcionalidades como jogos, fotos, vídeos e outras, não recomendo aparelhos desse tipo. Compre um de marca, assim não terá problemas.

COMO COMPRAR CELULAR DA CHINA?

O aparelho que vendi e o que tenho atualmente, nunca deram defeito. Mas já vi muita gente reclamando de defeitos, basta ver os comentários neste artigo de avaliação do Eyo T800i.

Para se proteger, pelo menos um pouco desses problemas, é preciso comprar no lugar certo. Não compre em sites como Compre da China, Mp Tudo, Mpx e outros similares que vendem produtos exclusivos da China. Recomendo comprar no Mercado Livre e use a opção Mercado Pago. Com essa opção, você recebe o produto e só depois libera o pagamento. Ao receber, teste todas as funcionalidades e se apresentar algum defeito, pode bloquear o dinheiro. No entanto é preciso prestar muita atenção aos prazos e regras do sistema. E não esqueça de tirar todas as suas dúvidas com o vendedor antes.

Uma outra opção é comprar em lojas de sua própria cidade. Aqui em Bacabal, por exemplo, já existem lojas que vendem esses aparelhos, mas nunca esqueça de exigir a nota fiscal.

Não sou nenhum especialista em celulares, apenas um usuário curioso e espero poder ter ajudado e que você possa fazer uma boa escolha. Dúvidas? Deixe um comentário!

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

19 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Comprei, em janeiro de 2009, um celular MIXER, até hoje não tive problema nenhum com ele, ligo recebo ligações, fotografo, envio e recebo MMS SMS, faço filmagens, assisto TV, gravo músicas ou ouço diretamente do rádio, tem jogos, 2 chips de operadoras distintas,Envio MMS para e-mail (Net).
    Eu, particularmente estou satisfeito com a aquisição (dei sorte?).
    Gaspar
    The/PI.
    01/04/2010

  2. Anônimo disse:

    Tem um celular-tv-mp12-java-e-71-2chips-2cam-bluetooth( produto.mercadolivre.com.br/MLB-138303567-celular-tv-mp12-java-e-71-2chips-2cam-bluetooth-sedex-gratis-_JM)e graças a avaliação desse site consegui colocar identificador de chamada preenchendo 0+DDD dos meus contatos, porém ainda não consegui configurar wap p/ navegar pela internet,e tb. o bluetooth, o manual que veio só tem operações basicas,todos os dias procura na internet via pc pra ver se encontro alguma dica ou manual por acaso voces teriam ai alguma dica de configuração ou o manual ??? Grato. Luiz e-mail: lcdeis[at]yahoo.com.br

  3. Anônimo disse:

    Meu celular mp12 E71 generico, que tem cartão de 2 giga,pluguei o cabo usb no meu pc e não consigo colar arquivo de musica de 956 Kb mp3 pois diz que o tamanho é enorme, ja instalei o software send to phone para tentar enviar os arquivos mas não deu certo ainda devido a operadora nacional ser Tim e no meu caso tenho a claro e a vivo, será que alguem teve esse mesmo problema e conseguiu resolver, na interenet não consigo configurar devido a traduçao dos campos do celulau o bluetooth ainda não consegui entrar entrar. grato. Luiz

  4. Anônimo disse:

    Comprei um mp12 71 veio com duas baterias, porem após varias tentativas carregando a bateria do cell acaba em menos de 3 horas isso sem fazer nenhuma ligação e nem triscar o dedo no botão da tv! o barato saiu caro… vou comprar um sansung para dois chip

  5. Priscila Batista disse:

    alguem pode me ajudar, me enviando ou indicando onde achar o manual em portugues do eyo E71s,nao conssigo por musicas…obg

  6. Anônimo disse:

    tenho um ayo t800i, apareceu no visor um ícone de um envelope amarelo com fundo verde ,indicando que é do sim1, fui nas mensagens tentar tirar mas nada. oque sera?

  7. Anônimo disse:

    tenho um eyo t800i, apareceu na tela um ícone de um envelope amarelo com fundo verde, indicando ser do sim 1, fui nas menssagens do sim tentar deletar mas não [email protected]

  8. Anônimo disse:

    o custo benefício dos celulares chineses é ótimo. Se ele não funcionar direito, contacte o vendedor e troque-o. Simples assim. O que não é é pagar por um celular de marca o preço de um notebook.

  9. Cintia Albuquerque disse:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  10. Raimundo de Castro disse:

    @Cintia, concordo com você, muitos produtos da China prestam sim, no entanto esses celulares não.
    E seu comentário foi removido por conter link publicitário.

  11. Unknown disse:

    tinha um celular GTs5230 troquei com a minha prima por um desses ai o eyo E71s até agora não deu problema tava com ela já a mais ou menos 20 dias e ta comigo a dois , concigo fazer tudo nele só que ela compro na 25 de março falei com o meu pai porque ele trabalho com celulares ele disse que é pra mim destrocar porque da defeito rapido . qual é a melhor escolha mais daqui pra frente ele pode dar problema ? já que aqui no brasil não tem pessa pra concerto desse tipo de celular ?

  12. Raimundo de Castro disse:

    @Bruna, a melhor escolha sempre é comprar produtos originais e com nota fiscal.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  13. jose nussbaum disse:

    Alguem sabe o sistema de operação do EYO E71s, quero encontrar alguns aplicativos java , se alguem quizer configuração de operadoras para ussar internet, ou manual é so me pedir eu configurei o meu que é tim e esta otimo.
    josenussbaum[at]gmail.com
    Até mais.
    Jose Nussbaum

  14. Unknown disse:

    Possuo um aparelho desses chineses a mais de 1 ano e meio, nunca tive problemas, comprei atualmente o mais novo lançamento, o aparelho com 4 chips. Celular Incrível, cheio de recursos.
    Segue o link da loja virtual que comprei. Recomendo. Produto em Estoque.
    universoimport.com.br/409246/CeLuLaR-MP20-PReTo-4-CHiPS,-TV,-CaMeRa-12.1mp—10-de-Desconto-pagando-a-Vista

  15. Wivi Cruz disse:

    Eu comprei um desses de 4 chips, funciona bem onde tem boa cobertura das operadoras, se uma tem cobertura ruim as outras as vezes funciona as vezes nao, agora apos 6 dias de uso o auto falante dele nao funciona, simplesmente nao tem som, nao sei o que fazer, nao deixei cair nem bater em lugar algum, a unica coisa que faço e mexer muito pois sou curiosa e gosto de aprender a mecher em todas as funçoes, mas a TV tem um bom sinal, o radio tambem, a bateria nao dura muito, um dia em media, talvez seja por eu mecher demais agora no inicio, ja uso este tipo de aparelho a mais de um ano e como a minha principal utilizaçao é devido poder usar mais de uma operadora ao mesmo tempo, tinha 2 aparelhos de 2 chips, agora quiz simplificar usando um aparelho so com 4 chis, mas deu esse probleminha no auto falante, mas com fone ele funciona normal, nao sei o que fazer.

  16. Unknown disse:

    Mobilephone da China(CELULAR) é semelhante a produtos descartáveis;é bom,mas é descartável! Marcos Nibirus , Italia

  17. Unknown disse:

    Quanto custa um Apple iPhone 4gs 32 GB? E quanto custa um i9 4g com 4GB? Vale a pena dar tanto dinheiro por um produto genuino só porque é de marca?, e ao usar um ano…será apenas carcaça como os outros genéricos que teve um custo 10x menos. É altura de economizar para juntos sairmos dessa crise mundial.

  18. Unknown disse:

    pow eu teno um eyo h360 .
    bonitinho , 2 chip,alto falante esterio , enfim sinistro !!!
    (exeto pelo fato q nao consigo colocar todas minhas musicas nela pq dasempre um erro feio tipo arquivo corompido ou a musica ja começaa toca no final.)

    nao sei o q fazer se vcS puderem me ajuda agradeço !!

    ai meu msn ==>talystaller[at]live.com

    se tiver a soluçao me ajude plix !

    abraços !

  19. Anônimo disse:

    Olá comprei um cel wei 4 chips, só que son dele é muito baixo será que tem como almentar?
    😀