3 casos de gripe suína confirmados no Maranhão

Compartilhe esta postagem:

Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças e da Coordenação Estadual de Vigilância da Influenza, confirmou, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (15), três casos positivos da Gripe Influenza A, a gripe suína, em São Luís. Além deles, há nove casos suspeitos, com material em análise, sendo quatro em São Luís e cinco no interior do Estado, nas regionais de Presidente Dutra (a 150 km de Bacabal) e de Imperatriz.

Um dos casos confirmados é o da gestante internada com suspeita e falecida, no último sábado (13), no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís. Os outros casos positivos são o de outra gestante de seis meses, com 36 anos de idade, internada no Hospital Português, e o de uma mulher de 45 anos que está no Hospital Presidente Dutra, ambas em São Luís.

Acompanhado da coordenadora do Programa de Imunização, Nildes Mendes e da coordenadora da Vigilância da Influenza, Jakeline Rios Trinta, o superintendente estadual de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos, esclareceu, durante a entrevista coletiva, que todos os pacientes estão recebendo tratamento adequado. As pessoas que mantiveram contato com as pacientes, segundo ele, estão tendo acompanhamento sistemático.

Na ocasião, o superintendente informou o resultado dos três casos positivos de exames realizados no Instituto Evandro Chagas de Belém do Pará. Há ainda, nove casos suspeitos, sendo investigados.

Segundo Henrique Jorge dos Santos, os casos suspeitos que apresentem tosse, espirro e secreções respiratórias estão sendo tratados. Está sendo feito, também, coleta de amostras para detectar ou não a presença da gripe.

A população, de acordo com recomendação do superintendente, deve tomar alguns cuidados com a higiene, como lavar com freqüência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contatos com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

A unidade de triagem do Pam Diamante está em reforma, mas continua atendendo, acompanhando e orientando médicos e a população sobre os cuidados com a nova gripe.
_______________________
Informações da SeCom – Estado do Maranhão.

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Madá disse:

    A gente sempre acha que conosco nada acontece… tem que vacinar sim! especialmente gravidas, bebes e idosos.