2ª Encontro de Blogueiros do Maranhão – ENBLOG-MA

Compartilhe esta postagem:

Neste final de semana, 20 e 21 de março, aconteceu em Pinheiro – MA, o 2ª Encontro de Blogueiros e Mídias Livres do Maranhão – ENBLOG-MA. O evento contou com a participação de blogueiros, jornalistas e comunicadores de diversas cidades do Maranhão, inclusive eu que fui para participar e fazer a cobertura para você.

O ponto principal do 2ª ENBLOG-MA aconteceu no sábado, dia 20. No Auditorium do Colégio Pinheirense houve a palestra sobre o tema “A Produção de conteúdo tendo em vista a construção de uma sociedade socialista”. Os palestrantes foram: Edson Vidigal, ex-presidente e ministro du Superior Tribunal de Justiça; Wagner Cabral, professor do departamento de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; e Roberto Rocha, empresário e deputado federal. Eri Santos Castro foi o mediador dos palestrantes.

IMAGEM - 2ª ENBLOG-MA

Edson Vidigal deu destaque para a evolução dos meios de comunicação. Fez uma retrospectiva desde a criação da Imprensa por Gutemberg até o advento da internet nos dias atuais. Wagner Cabral destacou que a comunicação precisa ser livre e com isso, acabar com o “Ministério da Mentira” criado por orgãos e administrações públicas que só digulgam o que é de seus interesses. Roberto Rocha falou sobre a importãncia dos meios de comunicação, porém o ponto alto da sua fala, em clima de campanha política, foi a promessa de custeio das despesas de um próximo encontro de blogueiros.

IMAGEM - 2ª ENBLOG-MA

Ainda na noite de sábado houve a pajelança cultural que consistiu numa festa ao som de trio elétrico e show ao vivo com Robert Gamato e Chales Brow Jr, artistas de Pinheiro. Isso aconteceu na Praça José Sarney, centro de Pinheiro.

IMAGEM - 2ª ENBLOG-MA

No domingo houve a piabagem na feira de Pinheiro. Eri Castro define piabagem como “o contrário de trairagem”. Para ser mais claro, piabagem é o ato de colocar um carro de som numa via com muita aglomeração de pessoas e falar informações importantes, principalmente sobre política. Por exemplo, quantos milhões de reais entrou na prefeitura na saúde, educação, etc. Mas esse ato durou cerca de meia hora porque foi proibido pela policia alegando que a lei da cidade não permite carros de som no domingo. Dentre as deliberações que aconteceram estão:
– pré lançamento do Portal Mídias Livres do Maranhão. O site funcionará como um agregador de notícias postadas por todos os blogueiros cadastrados do Maranhão. As notícias terão um resumo e um link para o conteúdo completo na página do blogueiro que a publicou;
– criação de uma revista impressa e um manual prático ensinando a criar blogs.
– o próximo encontro no mês de maio em Imperatriz e um grande encontro em São Luis no mês de setembro.

IMAGEM - 2ª ENBLOG-MA

O primeiro encontro de blogueiros do Maranhão aconteceu em 2009 em São Mateus do Maranhão organizado por Jonatas do São Mateus em Off e que também foi um dos organizadores deste segundo em Pinheiro. Vamos aguardar que 3ª ENBLOG-MA seja um sucesso como os dois que já aconteceram.

Castro no 2ª ENBLOG-MA

IMAGEM - Auditorium do Colégio Pinheirense - 2ª ENBLOG-MA
IMAGEM - Colégio Pinheirense - 2ª ENBLOG-MA

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTRO DIGITAL.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!