Por que mensagens de celular têm 160 caracteres?

Compartilhe esta postagem:

Quem tem um celular as vezes fica se perguntando: por que as mensagens de celular têm o máximo de 160 caracteres? Isso se deve a um padrão criado na década de 80 por um alemão chamado Friedham Hillebrand.

Algumas operadoras permitem enviar mensagens com mais de 160 caracteres ou menos, porém a média e padrão mundial é 160.

Torpedo SMS, mania mundial

O cientista Friedham Hillebrand, pesquisador da área de comunicações, em 1985 trabalhava junto com outros especialistas para criar um sistema que enviasse texto via celular. Esse sistema hoje é conhecido como SMS – Short Message Service – , numa tradução livre, Serviço de Mensagem Curta.

Para definir esse número, Hillebrand escreveu em uma máquina de escrever diversas mensagens sobre diferentes assuntos e tamanhos variados. Ao analisar tudo, contando espaços, letras e pontuações, chegou ao número médio de 160 caracteres.

Ao testar esse parão num canal de rádio secundário que já existia para celulares, o cientista conseguiu enviar mensagens de apenas 128 caracteres. No começo essas mensagens foram usadas apenas para avisos sobre força de sinal e ligações.

Após algumas modificações no sistema, Hillebrand conseguiu enviar mensagens com 160 caracteres. Nessa mesma época, 1986, ele se tornou um dos diretores do Sistema Global de Comunicações Móveis (GSM) e decretou que todas as operadoras deveriam adotar esse padrão de mensagens com 160 caracteres.

Hoje, os torpedos via SMS são sucesso no mundo inteiro. Em paises como os Estados Unidos as pessoas enviam mais torpedos do que fazem ligações nos celulares: 357 mensagens contra 204 ligações por mês. Até sistemas webs adotam esse padrão, como é o caso do Twitter, microblog que permite envio de mensagens com até 140 caracteres.

Castro Digital | Artigos recentes:

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTROD DIGITAL.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!