Fim de nerds e geeks

Compartilhe esta postagem:

David Anderegg, professor de psicologia no Bennington College, é a favor do fim das expressões nerd e geek. Para ele, a simples menção dos apelidos servem apenas para perpetuar o estereótipo e, assim como apelidos racistas, são perigosos e deveriam ser banidos.

– O QUE É GEEK?

É a resposta do professor, dada ao jornal New York Times, a um artigo publicado no mesmo jornal em que o autor sugere que, no futuro, os Estados Unidos vão precisar de mais “cool nerds”, ou nerds bacanas. O texto informa que o nerd legal é aquele com carreira híbrida e que combina computação com outros campos, de medicina à indústria do cinema em Hollywood.

O jornal afirma que a expressão cool nerd já tem sido utilizada em escolas elitizadas do ensino médio em Manhattan como um elogio, para se referir alguém com níveis acadêmicos e intelectuais invejáveis e com interesses diversos.

Para o dr. Anderegg, é possível que em alguns lugares dos Estados Unidos as expressões tenham caráter posítivo, mas ele acredita que na maioria do país a expressão deve ser evitada. As expressões, de acordo com o psicólogo, são parecidas mas não iguais: enquanto geek sugere alguém com conhecimentos específicos, nerd é sinônimo de alguém socialmente inapto ou inadequado. E nenhuma das duas é legal. Ainda segundo Anderegg, os jovens associam matemática, ciências e computação com nerds e geeks. Na visão dele, o resultado é que muitos se autosabotam nesses campos, que se reflete no mercado de trabalho.

“A melhor maneira de combater isso é jogar as expressões em uma lata de lixo linguística”, sugere dr. Anderegg. Ele entende do assunto. Um de seus livros se chamada “Nerds: Who They Are and Why We Need More of Them” (Nerds: quem são eles e por que precisamos mais deles).

Castro Digital | Artigos recentes:

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTROD DIGITAL.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!