Terremoto no Haiti pode infectar seu computador

Compartilhe esta postagem:

Criminosos virtuais estão tentando infectar internautas que procuram informações sobre o desastre ocorrido no Haiti. Pesquisadores da empresa de segurança norte-americana Sunbelt Software alertam que várias pesquisas realizadas em mecanismos de busca trazem resultados aparentemente relacionados ao terremoto, mas que, ao serem acessados, tentam infectar o computador do usuário.

Em uma pesquisa específica, “haiti earthquake donation“, os especialistas descobriram que dos seis primeiros resultados da busca no Google, todos levavam o internauta diretamente a páginas maliciosas. Segundo eles, o objetivo é instalar antivírus fraudulentos no computador da vítima.

Antivírus fraudulentos são aqueles que identificam a presença de falsas infecções no PC, na tentativa de convencer o usuário a adquirir um programa de segurança que, na realidade, não fará nada pela segurança do computador. Os alertas sobre a presença de vírus, no entanto, cessam após a compra do programa.

Os pesquisadores da Sunbelt identificaram pelo menos 50 combinações de termos de pesquisaque retornam resultados com links para sites maliciosos. Os termos vão desde “how can i help haiti” (“como posso ajudar o Haiti”) até “haiti pact with devil” (“pacto com o demônio do Haiti”). Vários sites são legítimos mas foram hackeados para realizar o redirecionamento.

É comum que criminosos virtuais utilizem tragédias para atrair internautas a códigos maliciosos na web. Antes mesmo de fraudes envolvendo o Haiti começarem a aparecer o FBI divulgou um alerta nesta quinta-feira (14) sobre golpes e sites falsos que podem tentar obter dinheiro destinado a doações para auxiliar as vítimas da tragédia. O mesmo tipo de ataque, em pesquisas na web, ocorre com diversos outros temas, entre os quais a gripe suína.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!