Reclamação de estudantes sobre o SISU

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação já recebeu mais de 13 mil reclamações de estudantes que não conseguiram fazer, pela internet, a inscrição na universidade usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esse número é pouco, apenas o que o MEC conseguiu registrar, porque com certeza o número de estudantes insatisfeitos é infinitas vezes maior que isso. Os estudantes reclamam de problemas na página do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que faz a seleção para vagas em instiuições federais considerando as notas do Enem.

O ministério informou que houve mesmo falha no sistema de compuutadores, mas o equipamento foi susbtituido e que desde as 9h30 da manhã deste sábado (30), segundo o MEC, está tudo normalizado. Uma verdadeira mentira por parte do MEC! Não tem nada normalizado.

Depois de tentar insistentemente consegui me matricular, isso por volta de 7h da manhã de hoje. Depois tentei fazer a matrícula de um amigo e nada. O sistema está do mesmo jeito, com os mesmos problemas.

Estive conversando com alguns estudantes via MSN e a reclamação é geral.

A estudante Flávia Brambati, de São Luis – MA, tenta uma vaga para o curso de química industrial. Flávia tenta se inscrever desde ontem. Hoje acordou cedinho para tentar, e até agora, nada. Para ela:

Desde que começou essa história do “novo” ENEM especulou-se muito se essa forma de avaliação seria a mais correta. Essa resposta chegou logo com a fraude do exame deixando claro a fragilidade do sistema e a possibilidade de pessoas com melhor condição de vida poder ter acesso às questões previamente e consequentemente terem um melhor desempenho no exame e, pra piorar, não parava por ai os problemas. Agora, a difilcudade está no tal do SISU; puts, conseguir acessar esse site está tão difícil quanto ganhar na loteria. Aí está a prova de que o Brasil não está preparado pra seguir os modelos de avaliação de paises desenvolvidos. Esse ENEM foi um desastre total!

O candidato que liga para o serviço de informações que o MEC disponibilizou recebe por telefone a orientação de como deve proceder. As inscrições pela internet para 51 universidades e instituições públicas, que aceitam o Enem como critério de seleção, começaram na sexta-feira (29). Já são 85 mil inscritos.

Os estudantes têm até a próxima quarta-feira (3) para se inscrever. Entre as 6h da manhã e meia-noite. E todo dia, todo mundo tem que acessar o sistema para verificar se a pontuação mínima do seu curso mudou e avaliar se escolhe outro ou não.

Castro Digital | Artigos recentes:

CLIQUE AQUI PARA CADASTRAR SEU E-MAIL E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO CASTROD DIGITAL.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Amanda disse:

    Sou do interior da Bahia, não tenho internet em casa e acesso na lan house.Já tem dois dias que entro na internet e não consigo me inscrever no site do SISO. Estou muito decepcionada com esse sistema, pois não tenho condições de pagar horas de internet para acessar esse site.Preciso muito me inscrever!!!!!Me ajudem!!!

  2. Anônimo disse:

    tambem nao consigo fazer minha inscricao tento desde o dia 29 e nada que bagunca e essa ?

  3. Raimundo de Castro disse:

    O Ministério da Educação não descartou, neste sábado, a possibilidade de prorrogar as inscrições desta primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

    Além do número de acessos que congestionou o sistema desde sexta, o MEC informou que houve a necessidade de trocar um equipamento que estava com defeito.

    Apesar da lentidão, hoje o número de inscritos já chegou a cerca de 200 mil.

  4. Anônimo disse:

    Sisu a coisa…retorna novamente para atormentar os lares e tomar todo tempo possível eles pensam que nós não temos o que fazer,é apenas o segundo tempo,e eles estão ganhando de goleada, a falta de bom senso dessa equipe,gera um maremoto de irritações…vamos à luta, companheiros!!!

  5. Anônimo disse:

    fiz a iscrisão na segunda etapa do sisu,para curso de psicologia, recebi meu numero de incrisão normalmente porém,quando retornei ao site para verificar minha incrisão tava costando que pra quele determinado curso ,na
    istituição que efetuei minha incrisão nao tinha vagas,estou sinceramente magoada pelo transtorno que
    esse progama me fez passar, alimentando esperanças ei mim, e por um erro de sistema, me impedio de participar da 2º etapa do progama

  6. Unknown disse:

    o site do sistema sisu criado pelo governo não esta funcionando, na verdade é uma enrolacao, a gente fica na frente do computador tentando o dia todo e olha que eu tenho internet de 4 mega, não sei como mas parece até brimcadeira durante o dia não funciona e de madrugada o site fica fora do ar, o site parece funcionario até um publico, onde já se viu sair do ar de madrugada como coisa que precisa de alguem ficar o perando o site do lado de lá, o pior é da impressao de que o governo não sabia da real proporcao de jovens iludidos com um sonho alimentado pela elite, e que iriam nestes dois unicos dias tentar uma vaga em uma universidade, não sei o porque os jovens de hoje sao tão pacivos quanto a quetoes ligadas a democracia e politica, sera que um dia o brasileiro pobre tera respeito e diguinidade por parte dos governantes, é uma bomba atraz de outra, primeiro o enem que não deu muito certo nos ultimos dias, como coisa que o governo não tem condicao de realizar uma prova dessas, agora isso um sistema saturado, um governo que tem agencia nacional de quase tudo quanto é programa tecnologico, tem programa de previsao do tempo, monitoramento de correntes marinhas, programa espacial, e muitos outros que demandam recursos tecnologicos de rede e internet, o nosso pais realmente parece ser um pais de todos, pelo menos ainda somos livres para falar como estamos nos sentindo em relacao a tudo isso.

  7. Unknown disse:

    Gostaria que algum responsável pelo sisu entra-se em contato comigo pelo meu email janaina_vilhena[at]hotmail.com por que fiz minha inscrição no sisu pra matemática e quando fui ver tava pra ciências naturais … Tenho ate print da minha inscrição